Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

1 de agosto de 2011

verbo no imperativo - parte I


Modos verbais
Os modos verbais exprimem de acordo com o falante e o fator que é expresso. São divididos em três: modo indicativo, Modo Subjuntivo e Modo Imperativo.
Modo Indicativo: é quando um fato é concluído como real, sem haver nenhuma eventualidade ou dúvida. Ex.: Todos os dias faço um bolo.
Subjuntivo: é quando a ação é tida como duvidosa e incerta, um desejo de que algo aconteça, suposição. Ex.: Se ele me amasse estaríamos juntos/ Talvez elas cheguem logo.
Imperativo: é quando é imposta a um ouvinte uma ação que é expressa pelo
verbo, ou seja, é um pedido. Ex.: Chegue amanhã às 8 horas.
Imperativo
Exprime uma atitude de solicitação, mando. É formado por afirmativo e negativo.Este modo verbal não possui a primeira pessoa do singular (eu), pois não podemos mandar em nós mesmos.Uma atitude que expressa uma ordem, um pedido, um conselho, uma vontade ou um desejo é característica do Modo Imperativo. Exemplo: Faça isto, agora! Com relação ao Tempo, podemos expressar um fato basicamente de três maneiras diferentes:
  • No presente: significa que o fato está acontecendo relativamente ao momento em que se fala;
  • No pretérito: significa que o fato já aconteceu relativamente ao momento em que se fala;
  • No futuro: significa que o fato ainda irá acontecer relativamente ao momento em que se fala.
Entretanto, as possibilidades de se localizar um processo no tempo podem ser ampliadas de acordo com as necessidades da pessoa que fala ou que relata um evento. Neste contexto, a língua portuguesa oferece-nos as seguintes possibilidades para combinarmos modos e tempo.
Exemplo
    • Parcele sua compra!
    • Faça sua tarefa!
    • Lave a louça!
    • Escove os dentes!
    • Compre aqui e ganhe um brinde!
VERBO IMPERATIVO AFIRMATIVO

1º CONJUGAÇAO CANT - AR
CONJUGAÇÃO VEND - ER
CONJUGAÇÃO PART - IR
cantes
cante
cantemos
canteis
cantem
vendas
venda
vendamos
vendais
vendam
partas
parta
partamos
partais
partam


VERBO IMPERATIVO NEGATIVO

1º CONJUGAÇAO CANT - AR
CONJUGAÇÃO VEND - ER
CONJUGAÇÃO PART - IR
Não cantes
Não cante
Não cantemos
Não canteis
Não cantem
Não vendas
Não venda
Não vendamos
Não vendais
Não vendam
Não partas
Não parta
Não partamos
Não partais
Não partam



Atividades
1)    Coloque as frases no imperativo:
Andar no parque.

________________________________________________________________________.

Atravessar sempre que puder nas passadeiras.

________________________________________________________________________.

Olhar sempre para os dois lados.

________________________________________________________________________.

Não brincar com a bola junto de estradas.

________________________________________________________________________.

Telefonar para o 192 quando há um acidente.

________________________________________________________________________.

2)    Circule, nas letras das músicas, os verbos no imperativo:

a)    Pense Em Mim

Invés de você ficar pensando nele
Invés de você viver chorando por ele

Pensa em mim
Chore por mim
Liga pra mim
Não, não liga pra ele
Pra ele
Não chore por ele

Se lembre que eu há muito tempo te amo, te amo, te amo
Quero fazer você feliz
Vamos pegar o primeiro avião
Com destino a felicidade
A felicidade pra mim é você



b)   Olê, Olá
Chico Buarque de Holanda

Não chore ainda não, que eu tenho um violão
E nós vamos cantar
Felicidade aqui pode passar e ouvir
E se ela for de samba há de querer ficar
Seu padre toca o sino que é pra todo mundo saber
Que a noite é criança, que o samba é menino
Que a dor é tão velha que pode morrer

Olê, olê, olê, olá
Tem samba de sobra, quem sabe sambar
Que entre na roda, que mostre o gingado
Mas muito cuidado, não vale chorar
Não chore ainda não, que eu tenho uma razão
Pra você não chorar
Amiga, me perdoa, se eu insisto à toa
Mas a vida é boa para quem cantar
Meu pinho, toca forte que é pra todo mundo acordar
Não fale da vida, nem fale da morte
Tem dó da menina, não deixa chorar

Olê, olê, olê, olá
Tem samba de sobra, quem sabe sambar
Que entre na roda, que mostre o gingado
Mas muito cuidado, não vale chorar
Não chore ainda não, que eu tenho a impressão
Que o samba vem aí
É um samba tão imenso que eu às vezes penso
Que o próprio tempo vai parar pra ouvir
Luar, espere um pouco, que é pra o meu samba poder chegar
Eu sei que o violão está fraco, está rouco
Mas a minha voz não cansou de chamar

Olê, olê, olê, olá
Tem samba de sobra, ninguém quer sambar
Não há mais quem cante, nem há mais lugar
O sol chegou antes do samba chegar
Quem passa nem liga, já vai trabalhar
E você, minha amiga, já pode chorar


3)    Circule, no texto abaixo, os verbos no imperativo:


Como evitar espinhas
Prevenir é melhor que remediar. Assim, mantenha a face tão limpa quanto possível. Use um sabonete especial para o rosto, caso tenha uma pele problemática.

Sabedoria Popular:

Comer chocolate e batatas fritas dá espinha?

Isso é verdadeiro e é falso ao mesmo tempo. Podemos culpar um hormônio chama-do androgênio por causar espinhas. Ele está sempre presente, em doces variáveis. E, se houver muito androgênio no corpo, ele pode estimular a produção de óleo nas glândulas sebáceas, fazendo surgir espinhas.
Porém, caso sua alimentação seja composta de muito açúcar e gordura, sua pele tende a sofrer, pois ela não está recebendo o coquetel adequado de vitaminas e nutrientes, o que a torna vulnerável às espinhas. Se você tocar sua pele após comer coisas desse tipo, ela pode ficar irritada, provocando espinha.

FORA, DROGA DE ESPINHA!

A única maneira de se livrar de um cravo (poro entupido) é removê-lo. As indicações a seguir podem parecer divertidas, mas devem ser encaradas com seriedade, se você quiser que essa tarefa seja bem-sucedida:

1. Prenda o cabelo para trás.
2. Despeje água quente em uma bacia.
3. Posicione a cabeça sobre a bacia, cobrindo-a com uma toalha, para não deixar o vapor escapar.
4. Fique nessa posição por vários minutos, para abrir os poros.
5. Ao sair de sobre a bacia, cubra as pontas dos dedos com panos limpos.
6. Pressione suavemente a área ao redor do cravo, para que ele saia. Não enterre as unhas no rosto, pois se o cravo não sair, poderá provocar irritações e até cicatrizes.
7. Feche os poros passando água fria.
O ideal é repetir essa produção toda semana, de forma a manter a fisionomia limpa e reduzidos. A maioria das espinhas some sozinha após cerca de uma semana, mas, se você não consegue conviver com uma espinha grande e amarela, aja corretamente. Não esprema com os dedos, a menos que estejam limpos ou cobertos com pano. Dedos sujos só vão ajudá-las a se espalhar. E, sempre após remover cravos e espinhas de forma correta, passe um adstringente, que é uma loção contendo produtos químicos que fecham os poros e os mantêm livres de bactérias.



4)    Complete as lacunas:

Modo de preparo

Massa
_____________ (bater) os ovos inteiros com o açúcar por 10 minutos. ___________ (diminuir) a velocidade da batedeira e _____________ (juntar) a água misturada ao óleo. ______________ (desligar) e _____________ (misturar) delicadamente a farinha peneirada juntamente com o chocolate em pó, o amido de milho, o sal e o fermento em pó. ________________ (colocar) a massa em assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. _____________ (levar) ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, para assar.

Creme
_______________ (bater) no liquidificador o leite, o leite condensado, as gemas, o chocolate em pó e o amido de milho. ____________ (levar) ao fogo juntamente com a manteiga. ______________ (mexer) até engrossar. _______________ (retirar) do fogo. ______________ (juntar) a baunilha e o creme de leite. ____________ (colocar) um pedaço de filme plástico sobre a superfície do creme para não criar película enquanto esfria.

Recheio
_______________ (levar) ao fogo o açúcar com a manteiga. ____________ (deixar) caramelizar. ___________ (juntar) a castanha de caju ou as nozes, e _______________ (despejar) sobre mármore untado. ____________ (deixar) esfriar e ____________ (quebrar) em pedaços. ________________ (colocar) em um saco plástico com o leite em pó e ______________ (bater) com um martelo de carne para triturar. ______________ (reservar).



1)    Ache os verbos no modo imperativo, nos anúncios abaixo:







5

Nenhum comentário: