Procedimentos de Leitura
Localizar
informações explícitas em um texto.
Inferir
o sentido de uma palavra ou expressão.
Inferir
uma informação implícita em um texto.
Identificar
o tema de um texto.
Distinguir
um fato da opinião relativa a esse fato.
Implicações do Suporte, do Gênero e/ou
Enunciador na Compreensão do Texto
Interpretar
texto com auxílio de material gráfico diverso.
Identificar
a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Relação entre textos
Reconhecer
diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam
do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em
que será recebido.
Reconhecer
posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao
mesmo tema.
Coerência e Coesão no Processamento do
Texto
Estabelecer
relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições
que contribuem para a continuidade de um texto.
Identificar
a tese de um texto.
Estabelecer
relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Diferenciar
as partes principais das secundárias em um texto.
Identificar
o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
Estabelecer
relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
Estabelecer
relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções,
advérbios, etc.
Relações entre Recursos Expressivos e
Efeitos de Sentido
Identificar
efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Reconhecer
o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Reconhecer
o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou
Expressão.
Reconhecer
o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou
morfossintáticos.
Variação
Linguística
Identificar
as marcas Linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário