Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

22 de agosto de 2011

Habilidades para a prova Brasil

Procedimentos de Leitura
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Identificar o tema de um texto.
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Implicações do Suporte, do Gênero e/ou Enunciador na Compreensão do Texto
Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso.
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Relação entre textos
Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Coerência e Coesão no Processamento do Texto
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
Identificar a tese de um texto.
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou Expressão.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
Variação Linguística
Identificar as marcas Linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Nenhum comentário: