Avó
A avó tem cabelos
muito brancos, curtos e lisos. Pouco cabelo. A pele é toda enrugada. Parece que
já está virando árvore. O corpo também é pequeno. Ela toda parece um pássaro.
Usa um chale de renda na cabeça e nas mãos carrega sempre um livro sagrado e
cheiro de cebola. Tem passos miúdos. Às vezes parece orvalho. Já está quase
desaparecendo, dá pra notar. Os olhos pousados em coisas distantes, invisíveis navios,
alguma terra do lado de lá?
Pronto, já fez a
oração da manhã, pede por toda a família, o dia já pode começar. Na verdade seu
dia é muito simples. Cozinhar para o avô, preparar biscoitos de nata para os
netos, tomar cuidado para não esquecer as coisas, a cabeça cheia de nuvens. Na
hora do almoço, chega o avô.
MURRAY, Roseana K. Retratos.
Miguilim, 1990.
1)
Observe
que o texto acima apresenta uma forma delicada e sensível de descrever a avó.
No poema, a velhice é descrita de forma poética, ou seja, com emoção. Indique uma
característica da senhora, descrita de forma poética.
2)
Qual
é o assunto principal do poema?
3)
Quais
são os recursos utilizados pelo autor para informar ao leitor o assunto do
texto: o título, a linguagem, a escolha vocabular, a organização e a seqüência
das ideias?
4)
Ao
ler o texto “Avó” você pôde perceber a quem se dirigia o autor. Quem são os prováveis
leitores do texto a quem o autor deseja se dirigir?
5)
Há
diferentes tipos de texto que podemos ler e produzir. Cada texto tem uma função
comunicativa específica. Identifique qual é a função do texto “Avó”. Justifique
a sua resposta:
Observe a foto do poema “Avó” e relacione as
impressões que você teve do texto à imagem que o ilustra:
a) A foto se parece com a avó imaginada no
texto?
b) Ao olhar a foto, é possível perceber todos
os detalhes da descrição da avó? Justifique sua resposta.
c) É possível conhecer a avó do texto apenas
examinando a sua foto?
d) O que há na descrição do texto que torna
essa avó única e especial?
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