Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

25 de julho de 2011

Gênero - Poema e Fotografia



Avó

A avó tem cabelos muito brancos, curtos e lisos. Pouco cabelo. A pele é toda enrugada. Parece que já está virando árvore. O corpo também é pequeno. Ela toda parece um pássaro. Usa um chale de renda na cabeça e nas mãos carrega sempre um livro sagrado e cheiro de cebola. Tem passos miúdos. Às vezes parece orvalho. Já está quase desaparecendo, dá pra notar. Os olhos pousados em coisas distantes, invisíveis navios, alguma terra do lado de lá?
Pronto, já fez a oração da manhã, pede por toda a família, o dia já pode começar. Na verdade seu dia é muito simples. Cozinhar para o avô, preparar biscoitos de nata para os netos, tomar cuidado para não esquecer as coisas, a cabeça cheia de nuvens. Na hora do almoço, chega o avô.

MURRAY, Roseana K. Retratos. Miguilim, 1990.

1)    Observe que o texto acima apresenta uma forma delicada e sensível de descrever a avó. No poema, a velhice é descrita de forma poética, ou seja, com emoção. Indique uma característica da senhora, descrita de forma poética.

2)    Qual é o assunto principal do poema?

3)    Quais são os recursos utilizados pelo autor para informar ao leitor o assunto do texto: o título, a linguagem, a escolha vocabular, a organização e a seqüência das ideias?

4)    Ao ler o texto “Avó” você pôde perceber a quem se dirigia o autor. Quem são os prováveis leitores do texto a quem o autor deseja se dirigir?

5)    Há diferentes tipos de texto que podemos ler e produzir. Cada texto tem uma função comunicativa específica. Identifique qual é a função do texto “Avó”. Justifique a sua resposta:

Observe a foto do poema “Avó” e relacione as impressões que você teve do texto à imagem que o ilustra:
a) A foto se parece com a avó imaginada no texto?
b) Ao olhar a foto, é possível perceber todos os detalhes da descrição da avó? Justifique sua resposta.
c) É possível conhecer a avó do texto apenas examinando a sua foto?
d) O que há na descrição do texto que torna essa avó única e especial?



Nenhum comentário: