Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

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Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

8 de agosto de 2011

Gênero publicidade - verbo no imperativo - parte II



O emprego do imperativo em anúncios.
     O professor deverá reproduzir e entregar aos alunos cópias dos anúncios apresentados na sequência.





     

Depois da apresentação dos anúncios, o professor deverá propor aos alunos que, em dupla, respondam às perguntas propostas abaixo:

1.   Para que o resultado de um anúncio seja eficiente, é necessário estabelecer o público-alvo, isto é, os prováveis consumidores do produto. Os recursos escolhidos devem estar diretamente relacionados com as características desse público: idade, posição social, sexo, ocupação, expectativas e ideais de vida.
     a. Defina o público alvo de cada um dos anúncios.
     b. Os produtores dos anúncios levaram em consideração os público alvo do produto em cada caso? Justifique sua resposta.
     c. Em que suportes textuais os anúncios publicitários costumam aparecer?

2.   Todo anúncio publicitário tem com finalidade persuadir, convencer o interlocutor, ou seja, chamar sua atenção e convencê-lo a comprar um determinado produto ou mudar um comportamento. Responda:
      a. Qual ou quais dos anúncios têm como finalidade a venda de um produto?
       b. Qual é o produto que está sendo promovido nesse(s) anúncio(s)?

3.   Um anúncio pode ser comercial, qua ndo oferece e promove algum produto; ou não-comercial, quando está destinado a difundir uma idéia ou valor a serviço de uma comunidade ou instituição. Responda:
      a. Quais dos anúncios são não-comerciais?
      b. Qual é a finalidades desses anúncios?
      c. Pode-se dizer que anúncios publicitários não-comerciais são “desinteressados”? Justifique.

4.   Observe a linguagem verbal usada nos anúncios.
      A mensagem publicitária é formada por imagens e palavras ou sons de acordo com o canal. As imagens – desenhos, fotografias, filmagens – são polissêmicas, isto é apresentam diferentes significados. A mensagem verbal, nos anúncios, tem como função guiar a interpretação, ou seja, limitar as possíveis leituras que uma imagem admite.
    a. Identifique as formas verbais no imperativo presente em cada anúncio.
    b. Os verbos estão no imperativo afirmativo ou negativo?
    c. Os verbos no imperativo estão flexionados na segunda ou na terceira pessoa?
    d. Pode-se dizer que o imperativo foi usado como um recurso de persuasão?

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