Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

31 de outubro de 2011

Gênero - Narrativa de Aventura


O Tesouro
Um dia, numa ferraria que ficava na Europa, Navratilava estava fazendo metais quando viu que junto às moedas que tinha recebido na sua última venda, tinha um papel. Quando abriu, viu que era um mapa, então disse:
—Paiiii! Vem ver!
Então, o pai correu rapidamente e falou:
—O quê? Um mapa?
—Sim, pai.
—É, pela cor é do século 16. O século retrasado.
—Então vamos pegá-lo!
—Mas precisamos de tripulação.
Assim, após muitos dias recrutando a tripulação, começaram a viagem.
Um dos dias em que houve uma tempestade o barco naufragou, mas sorte que os destroços encalharam numa ilhazinha habitada e lá concertaram a galera e seguiram viagem com metade da tripulação.
Então, viram um barco pirata que começou a atirar. De repente, o pai de Navratilava atirou com um canhão que destruiu o barco pirata e seguiram viagem. Só que não esperavam que o pirata fugisse.
Após grandes tempestades, chegaram na ilha. Assim, seguiram o mapa, acharam o grande xis no final da caverna, cavaram e acharam o tesouro. Depois, saíram da caverna e viram aquele pirata que falou:
—Esse tesouro me pertence!
Em seguida, o pirata puxou a espada, lutou contra Navratilava e ele caiu ao mar.
Em terra firme, dividiram as riquezas e Navratilava e o seu pai realizaram o seu sonho, fazer uma enorme ferraria.
Navratilava trabalhou, fez sua própria casa, se casou e teve dois filhos.

Henrique de Almeida 5º H 

http://ead.arqui.g12.br/moodle/file.php/1/narrativa/5H-Henrique.htm



Atividade Proposta
1)    Após realizar a leitura total do texto, percebe-se que há uma divisão entre as partes principais e secundárias do texto. Sendo assim, identifique as partes de acordo com as etapas / a sequência:

(1) Situação inicial;
(2) Complicação;
(3) Clímax;
(4) Situação final.

(  ) “Então, viram um barco pirata que começou a atirar. De repente, o pai de Navratilava atirou com um canhão que destruiu o barco pirata e seguiram viagem(...)”

(  ) “Em terra firme, dividiram as riquezas e Navratilava e o seu pai realizaram o seu sonho, fazer uma enorme ferraria.”

(  ) “Um dia, numa ferraria que ficava na Europa, Navratilava estava fazendo metais quando viu que junto às moedas que tinha recebido na sua última venda, tinha um papel.(...)”

(  ) “Em seguida, o pirata puxou a espada, lutou contra Navratilava e ele caiu no mar.”


2)    Releia o trecho:
“Em seguida, o pirata puxou a espada, lutou contra Navratilava e ele caiu ao mar.”
O termo em destaque refere-se
a)    Ao pai;
b)    Ao pirata;
c)    A Navratilava;
d)    Ao tesouro.

3)    No texto, o uso do travessão indica:
a)    A voz do narrador;
b)    Fala de uma personagem;
c)    Término de um parágrafo;
d)    Mudança de assunto.


4)    A finalidade do gênero apresentado no texto “O Tesouro” é:
a)    Informar o leitor sobre acontecimentos em sua região;
b)    Provocar emoções no leitor, despertando sua curiosidade;
c)    Orientar o leitor sobre as regras de um jogo;
d)    Nenhuma das alternativas está correta.

5)    O conflito gerador do enredo acontece quando:
a)    Navratilava encontra o mapa;
b)    Ocorreu a tempestade;
c)    No final, Navratilava se casou e teve filhos;
d)    Encontraram o barco pirata.

6)    O texto pode apresentar diferentes tipos de discurso. No trecho:
“...- O quê? Um mapa?
- Sim, pai...”, o discurso utilizado pelo autor é:
            a) Indireto;
           b) Direto;
           c) Indireto livre;
           d) Nenhuma das alternativas está correta.
Proposta de produção
1)     Imagine que você, andando pela rua, encontra um pen-drive. Curioso, pega-o do chão e leva para sua casa. Tenta abri-lo em seu computador e percebe que há um enigma: o arquivo mostra o caminho de um tesouro. Na tentativa de encontrá-lo, parte em busca desta grande aventura.
2)    Solicitar para os alunos realizarem a sequência deste parágrafo:
Título:
Em uma praia deserta, .......................... ia caminhando, a passos lentos, cansados e com sono, quando de repente, ouviu um barulho dentro de uma caverna, situada nas encostas das pedras, próximas à praia, quando.....

Atividade desenvolvida pelos professores:
Rhoti Lopes de Souza, Valdelice Santos dos Anjos, Luana Celia Thorlay Cunha, José Edson Bispo dos Santos, Camila Simone, Renata Alves Camelo, Valdete de Oliveira, Andréia Euzélio Rodrigues, Ana aula Battisti, Eudóxia da Silva e

Nenhum comentário: