O Tesouro
|
Um dia,
numa ferraria que ficava na Europa, Navratilava estava fazendo metais quando
viu que junto às moedas que tinha recebido na sua última venda, tinha um
papel. Quando abriu, viu que era um mapa, então disse:
—Paiiii!
Vem ver!
Então,
o pai correu rapidamente e falou:
—O quê?
Um mapa?
—Sim,
pai.
—É,
pela cor é do século 16. O século retrasado.
—Então
vamos pegá-lo!
—Mas
precisamos de tripulação.
Assim,
após muitos dias recrutando a tripulação, começaram a viagem.
Um dos
dias em que houve uma tempestade o barco naufragou, mas sorte que os
destroços encalharam numa ilhazinha habitada e lá concertaram a galera e
seguiram viagem com metade da tripulação.
Então,
viram um barco pirata que começou a atirar. De repente, o pai de Navratilava
atirou com um canhão que destruiu o barco pirata e seguiram viagem. Só que
não esperavam que o pirata fugisse.
Após
grandes tempestades, chegaram na ilha. Assim, seguiram o mapa, acharam o
grande xis no final da caverna, cavaram e acharam o tesouro. Depois, saíram da
caverna e viram aquele pirata que falou:
—Esse
tesouro me pertence!
Em
seguida, o pirata puxou a espada, lutou contra Navratilava e ele caiu ao mar.
Em
terra firme, dividiram as riquezas e Navratilava e o seu pai realizaram o seu
sonho, fazer uma enorme ferraria.
Navratilava
trabalhou, fez sua própria casa, se casou e teve dois filhos.
|
Henrique de Almeida 5º H
|
http://ead.arqui.g12.br/moodle/file.php/1/narrativa/5H-Henrique.htm
Atividade
Proposta
1) Após
realizar a leitura total do texto, percebe-se que há uma divisão entre as
partes principais e secundárias do texto. Sendo assim, identifique as partes de
acordo com as etapas / a sequência:
(1) Situação inicial;
(2) Complicação;
(3) Clímax;
(4) Situação final.
( )
“Então, viram um barco pirata que começou a atirar. De repente, o pai de
Navratilava atirou com um canhão que destruiu o barco pirata e seguiram
viagem(...)”
( )
“Em terra firme, dividiram as riquezas e Navratilava e o seu pai realizaram o
seu sonho, fazer uma enorme ferraria.”
( )
“Um dia, numa ferraria que ficava na Europa, Navratilava estava fazendo metais
quando viu que junto às moedas que tinha recebido na sua última venda, tinha um
papel.(...)”
( )
“Em seguida, o pirata puxou a espada, lutou contra Navratilava e ele caiu no
mar.”
2) Releia
o trecho:
“Em seguida, o pirata puxou a espada, lutou
contra Navratilava e ele caiu ao mar.”
O termo em destaque refere-se
a) Ao
pai;
b) Ao
pirata;
c) A
Navratilava;
d) Ao
tesouro.
3) No
texto, o uso do travessão indica:
a) A
voz do narrador;
b) Fala
de uma personagem;
c) Término
de um parágrafo;
d) Mudança
de assunto.
4) A
finalidade do gênero apresentado no texto “O Tesouro” é:
a) Informar
o leitor sobre acontecimentos em sua região;
b) Provocar
emoções no leitor, despertando sua curiosidade;
c) Orientar
o leitor sobre as regras de um jogo;
d) Nenhuma
das alternativas está correta.
5) O
conflito gerador do enredo acontece quando:
a) Navratilava
encontra o mapa;
b) Ocorreu
a tempestade;
c) No
final, Navratilava se casou e teve filhos;
d) Encontraram
o barco pirata.
6) O
texto pode apresentar diferentes tipos de discurso. No trecho:
“...-
O quê? Um mapa?
- Sim, pai...”, o discurso utilizado pelo autor é:
a)
Indireto;
b)
Direto;
c)
Indireto livre;
d)
Nenhuma das alternativas está correta.
Proposta
de produção
1) Imagine que você, andando pela rua, encontra
um pen-drive. Curioso, pega-o do chão e leva para sua casa. Tenta abri-lo em
seu computador e percebe que há um enigma: o arquivo mostra o caminho de um
tesouro. Na tentativa de encontrá-lo, parte em busca desta grande aventura.
2) Solicitar
para os alunos realizarem a sequência deste parágrafo:
Título:
Em uma praia deserta,
.......................... ia caminhando, a passos lentos, cansados e com sono,
quando de repente, ouviu um barulho dentro de uma caverna, situada nas encostas
das pedras, próximas à praia, quando.....
Atividade
desenvolvida pelos professores:
Rhoti Lopes de Souza, Valdelice Santos dos
Anjos, Luana Celia Thorlay Cunha, José Edson Bispo dos Santos, Camila Simone,
Renata Alves Camelo, Valdete de Oliveira, Andréia Euzélio Rodrigues, Ana aula
Battisti, Eudóxia da Silva e
Nenhum comentário:
Postar um comentário