Você
vai trabalhar agora com uma fotografia de um dos mais prestigiados fotógrafos do
mundo: o brasileiro Sebastião Salgado. Em todo o seu trabalho, sua máquina
procura registrar os marginalizados do
Brasil e do mundo inteiro. Em Terra, as
fotos são de brasileiros na sua relação e luta pela terra e pelo trabalho.
Observe as crianças e a professora da fotografia e depois responda:
1) 1) Cenas
como essa, que apresentam muitos elementos envolvidos numa mesma situação, numa
mesma atmosfera, são chamadas “cenas de conjunto”. Não há nelas a intenção de
focalizar em destaque um dos elementos, mas criar uma emoção quanto ao ambiente.
Você acha que a intenção funciona bem, nessa foto?
A
respeito da foto, que pertence à última parte do livro, intitulada A luta pela terra,
escreveu:
a)
Escola para as crianças do acampamento de Santa
Clara, composto de 650 famílias, ou seja, 2 500 pessoas. No início de abril de
1996, um dos camponeses desse acampamento foi assassinado por jagunços a
serviço do proprietário da Fazenda Santa Clara, um latifúndio de 4 530
hectares.
b)
Os professores das escolinhas são os próprios
sem-terra. O material escolar indispensável é fornecido pelas cooperativas do
Movimento dos Sem-Terra, enquanto as mesas e bancos são feitos com madeira recolhida na caatinga próxima. Sergipe, 1996.
2) 2) Mesmo
considerando a fotografia como uma denúncia ou um registro das más condições de
vida, a ideia de dignidade e de esperança aparece aí. Que elemento ajuda a
criar esse significado positivo?
3) 3) A
precariedade das “mesas” atinge o grupo todo. Uma criança, no entanto, parece estar
em maior dificuldade. Qual é?
4) 4) Os
alunos têm sua atenção ligada em coisas diferentes. Indique os interesses que aparecem
na atitude das crianças.
5) 5) A
fisionomia das crianças revela algum sentimento negativo?
6) 6) Uma
única criança parece tensa, pelo menos naquele momento. Descreva-a.
7) 7) Por
que há um grupo de crianças numa esteira, no chão?
Nenhum comentário:
Postar um comentário