Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

24 de outubro de 2011

Gênero - Narrativa de Aventura


História Inesquecível
Em uma noite de 1320, no Caribe, uma médica chamada Melinda e um professor chamado Lery viram um cartaz escrito:
"Se você quer virar um pirata essa é sua chance!
Dia 13/04/1320 venha na ilha Cachoeira e vire um Pirata!"
                                                    — "Te  vejo  lá"    
Ao lerem esse cartaz, ficaram super ansiosos. Animada, Melinda disse:
 — Mal posso esperar por esse dia!
Lery, de mau humor, disse:
— Não vá se animando, sua boba.
Chegou o grande dia de Melinda e Lery virarem piratas. Ao chegarem na
ilha  Cachoeira,   tinha  uma  placa  gigante  escrito:
"Esse é o grande dia"
   Ao entrarem na ilha um homem falou:
— Vocês virarão um pirata hoje! Peguem seus navios e suas roupas de piratas! Agora vocês pegarão seus mapas para encontrarem o tesouro perdido no Brasil!
Melinda encontrou três pessoas: Emily, Ronaldo e Pelé. Ela perguntou se eles queriam ser seus companheiros:
— Claro que sim! — disse Emily.
— Por que não? - disse Ronaldo.
— Claro! — disse Pelé.
Melinda disse:
— Então vamos pegar o navio.
Eles pegaram uma caravela e  Lery  e  seus  tripulantes  pegaram  uma  galera.
Infelizmente, quando eles partiram, uma tempestade caiu. A chuva demorou tanto que Melinda, Ronaldo, Emily e Pelé dormiram.
Ao acordarem, viram que já estavam no Brasil. No mapa tinham três morros e quando eles olharam bem, os encontraram.
Chegando lá, viram que Lery  já estava naquele  lugar.
— Seu idiota! Tire as suas mãos do nosso tesouro - falou Emily.
— De jeito nenhum! — falou Lery.
Daí começaram uma luta com espadas. Os dois começaram a luta! Sem Lery perceber, Ronaldo foi devagar e pegou o tesouro e falou:
— Melinda, pare de lutar. Eu já peguei o tesouro.
— Não antes de eu matá-lo! — disse  Melinda.
Melinda enfiou sua espada no peito de Lery e ele morreu.
— É! Vencemos! - falou Pelé.
Um dia depois, ao chegarem na ilha Cachoeira no Caribe,  eles repartiram o tesouro entre si e depois eles ficaram ricos.

Carolina Matsuda 5° H

http://ead.arqui.g12.br/moodle/file.php/1/narrativa/5H-Carolina.htm







Atividade Proposta
1)    O texto “História Inesquecível” trata-se de:
a)    Crônica;
b)    Narrativa de aventura;
c)    Artigo de opinião;
d)    Resenha descritiva.

2)    Nas linhas 3 e 4 as aspas indicam:
a)    A fala mais importante do texto;
b)    O diálogo entre Melinda e Lery;
c)    A escrita exata do que está escrito no cartaz.
d)    A fala de Ronaldo e Pelé.

3)    Observando a fala do narrador podemos perceber que há a predominância dos verbos no pretérito perfeito. Por que isso acontece?
a)    Porque é uma característica da narrativa, uma vez que a ação já ocorreu;
b)    Para fazer com que o leitor sinta-se na história;
c)    Para dar idéia de que a ação já aconteceu e pode voltar a conhecer.
d)    Porque é o modo mais fácil de escrever.

4)    O texto “História Inesquecível”  trata-se de uma narrativa de aventura , que tem como finalidade:
a)    Informar;
b)    Instruir;
c)    Orientar;
d)    Divertir.

5)    Em que momento do texto é proposto o desafio para se tornar um pirata?

a)    Ao chegarem na ilha Cachoeira;
b)    Ao pegarem seus mapas para encontrar o tesouro perdido no navio;
c)    Quando iniciou a tempestade;
d)    No momento da luta com espadas.


6)    No trecho “Um dia depois, ao chegarem na ilha Cachoeira, no Caribe”, a expressão destacada dá idéia de:
a)    Lugar;
b)    Modo;
c)    Tempo;
d)    Intensidade.

7)    Na fala “Não antes de eu matá-lo”, o pronome destacado refere-se a:
a)    Lery;
b)    Ronaldo;
c)    Pelé;
d)    Melinda.

Produção textual
1)    Elabore uma história imaginando como passou a ser a vida das personagens após encontrarem e repartirem o tesouro.

2)    No final da história, a traição de Lery provocou um confronto com Melinda que resultou em sua morte. Escreva um final diferente  em que todos trabalhem juntos para resgatar o tesouro e possam se beneficiar dele.


Atividade desenvolvida pelos professores:

Lucilene Ap. Brizolla Sena, Ruth Regina de Campos Moysés, Cristiane dos Santos, Fabiana Helena de Oliveira Luna, Maria dos Prazeres dos Santos, Caroline Ellen dos Santos Silva, Aline Maura Mesquita Ribeiro, Jéssica Mota Pinheiro, Denise Serrano Noya, Amarilis E. Sá e Alécia Tavares da Silva de Carvalho.

Nenhum comentário: