Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

10 de outubro de 2011

Gênero - Artigo de Opinião


OPINIÃO DO HOJE - Jovens, álcool e drogas
Investigação inédita realizada pelo IBGE traça uma verdadeira radiografia da juventude brasileira, especialmente dos jovens com 13 a 15 anos de idade, em média. E os seus resultados são deveras preocupantes para toda a sociedade. A Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar consultou 60.973 alunos da 9ª série do Ensino Fundamental em 1.453 escolas públicas e privadas de todas as capitais e do Distrito Federal. E conseguiu reunir boas informações sobre as condições de vida do estudante brasileiro.
A novidade é que esta é a primeira pesquisa da história do IBGE em que os próprios entrevistados responderam ao questionário nos computadores de mão. Daí a maior privacidade dos estudantes para responderem a questões sobre violência, uso de álcool e drogas e comportamento sexual.
Pois o estudo constatou uma triste realidade que paira sobre a nossa juventude, a de que a maioria dos estudantes das capitais brasileiras já experimentou bebida alcoólica. Mais de 70% dos entrevistados disseram já ter experimentado bebida, 24% fumaram cigarro e 9% já usaram drogas alguma vez na vida.
Ora, tendo em vista a idade dos estudantes, a conclusão a que se chega é que nossos jovens estão bebendo, se drogando e fazendo sexo cada vez mais cedo. Outra constatação é a facilidade com que moças e rapazes que ainda nem chegaram à maioridade conseguem comprar bebidas, cigarros e drogas. As festas são os locais mais comuns para contato com a bebida (37%), seguidas de lojas (19%) e até da própria casa (13%).
Também merece extrema atenção o fato de que 30,5% dos estudantes pesquisaram já tiveram relação sexual alguma vez, média que sobe para 43,7% quando se considera apenas o universo masculino.
Ora, num momento em que o Ministério da Saúde, reconhecendo a verdadeira epidemia de crack que se instalou no país, lança uma campanha nacional de combate ao crack, os dados do IBGE pedem outras ações urgentes do Estado, contra o abuso do álcool ao uso de drogas e também à promiscuidade, em tempos de tantas doenças sexualmente transmissíveis.
É claro que não cabe apenas ao Poder Público solucionar de vez esta questão que se apresenta à sociedade brasileira. A família também tem a obrigação de estar presente, a escola tem de estar atenta, a comunidade tem de estar preparada para melhor educar esta geração. Afinal, são eles os cidadãos do futuro.
 
Postado em 23 de Dezembro, 2009
http://www.hojeemdia.com.br/colunas-artigos-e-blogs/blog-de-opini-o-1.10994/opini-o-do-hoje-jovens-alcool-e-drogas-1.55925
Proposta de Atividade
1)    O texto acima pertence ao gênero “artigo de opinião”. Baseando-se nesta informação identifique a alternativa correta:
a)    Narrativa - descritivo;
b)    Argumentativo - opinativo;
c)    Descritivo - argumentativo;
d)     Opinativo – narrativo.

2)    De acordo com o texto qual a relação estabelecida entre a idéia central e o título:
a)    É defendida a idéia de que os jovens devem usar drogas e álcool;
b)    Apenas 3% dos jovens experimentaram bebidas alcoólicas;
c)    É apenas dever do poder público solucionar os problemas referentes ao uso de drogas;
d)    Cabe a toda a sociedade (família, escola, comunidade e poder público) reeducar a geração atual.

3)    Observe o trecho abaixo: “Daí a maior privacidade dos estudantes para responderem a questões sobre violência, uso de álcool e drogas e comportamento sexual.
Pois o estudo constatou uma triste realidade que paira sobre a nossa juventude,....”
A palavra sublinhada dá idéia de:
a)    Alternância;
b)    Adversidade;
c)    Explicação;
d)    Tempo.

4)    Qual é a finalidade do artigo de opinião?
a)    Contar um fato do cotidiano;
b)    Instruir o leitor;
c)    Apresentar argumentos sobre um determinado assunto;
d)    Noticiar um acontecimento.

5)    A tese apresentada pelo autor do texto é:
a)    Jovens usam drogas e praticam sexo cada vez mais cedo;
b)    O país está passando por uma epidemia de crack;
c)    Crianças e adolescentes estão mais rebeldes;
d)    Os jovens não tem facilidade para comprar bebidas, cigarro e drogas.

6)    Para apresentar sua tese o autor baseou-se em:
a)    Informações do Ministério da Saúde;
b)    Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística);
c)    Entrevista com professores e pais;
d)    Informações divulgadas pela mídia.

Produção textual
1)    “O Ministério da Saúde, lança uma campanha nacional de combate ao crack e o IBGE pede do Estado ações contra o abuso do álcool e do uso  de drogas.”
Construa um texto argumentativo em prosa com aproximadamente 20 linhas expondo seu ponto de vista sobre o que leva o jovem a se drogar cada vez mais cedo e o que poderia ser feito para evitar tal problemática.
2)    Elabore um artigo de opinião com o seguinte tema: “Os jovens e as drogas”.

Atividade desenvolvida pelos professores:
Lucilene Ap. Brizolla Sena, Ruth Regina de Campos Moysés, Cristiane dos Santos, Fabiana Helena de Oliveira Luna, Maria dos Prazeres dos Santos, Armando Figueiredo dos Santos, Solange Oliveira Villela, Ana Carolina F. da Silva Souza e Zaida de Jesus Mendes.


Nenhum comentário: