Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

5 de setembro de 2011

Representantes de Deus ou do povo?
Aluno: Giovanni de Lucena Morais

O jornal Folha de S. Paulo divulgou que sacerdotes católicos estão disputando as prefeituras este ano no Brasil, o que ocasionou conflitos entre a Igreja e os sacerdotes, gerando mais dúvidas à população quanto a em quem confiar um voto que decidirá o futuro da cidade.
Os padres que resolveram disputar os pleitos municipais nestas eleições receberam uma suspensão de ordem ou solicitaram licença e estão afastados da Igreja, já que o novo Código de Direito Canônico da Igreja Católica – que vigora desde 1983 – afirma que “os clérigos são proibidos de assumir cargos públicos que implicam a participação no exercício do poder civil”. Mas não prevê nenhuma punição, e a deixa a critério do bispo diocesano.
Assim como em outras cidades brasileiras, esse episódio ocorre em Jardim do Seridó, cidade do interior do Rio Grande do Norte, na qual o bispo da diocese de Caicó (RN), dom Manoel Delson, concedeu a suspensão de ordem ao padre Jocimar Dantas, candidato a prefeito de nossa cidade.
Muitos acham que isso é radicalismo por parte da Igreja, mas, na minha opinião, a Igreja está certa, pois isso poderá “dividir” os fiéis e prejudicar a Igreja, que não tem nenhum envolvimento com as políticas governamentais do Brasil.
Muitos eleitores acreditam que pelo simples fato de o candidato ser padre poderá corresponder às suas expectativas em benefício da comunidade. Mas creio que ele não seja capaz de cumprir sua nova “missão” como administrador, pelo fato de ele ter abandonado as pessoas que confiavam e acreditavam nele como padre, não sendo prudente confiar um voto em quem não tem certeza do que quer e abandona facilmente seus maiores compromissos.
Os bispos deveriam adotar como medida enviar esses sacerdotes para fazerem missão em lugares que necessitam deles, como a Amazônia, caso queiram voltar a exercer suas ordens ministeriais, uma vez que eles abandonaram suas ordens e agora encontram-se à disposição da Igreja.
É muito importante que a comunidade avalie a conduta do candidato como padre e como político, pois é a ele que a comunidade pode ou não entregar o governo municipal, que exige muita seriedade e compromisso. Também deve-se avaliar como ele administrava sua paróquia, para que as pessoas possam ter uma base de como será esta administração.
Em resumo, sou terminantemente contra padres ou qualquer tipo de religioso envolvido nas políticas governamentais, pois, como católico, sinto que os fiéis ficam confusos e acabam se afastando da Igreja, que em nenhum momento teve participação nesse fato que envolve toda a comunidade. E, assim como ele abandonou a Igreja, poderá abandonar a comunidade que confiou nele.


Questões
1)    No 5º parágrafo: “muitos eleitores acreditam que pelo simples fato de o candidato ser padre poderá corresponder às suas expectativas em benefício da comunidade. Mas creio que ele não seja capaz de cumprir sua “missão” como administrador”.
A conjunção mas, destacada no texto, dá idéia de:
a)    Adição;
b)    Explicação;
c)    Oposição;
d)    Conclusão.

2)    No Brasil, a de nepotismo, forma de governo em que pessoas com grau de parentesco ocupem cargos públicos, é considerada crime. No texto, que medidas são tomadas aos padres que visam a um cargo público, caso eles não o façam livremente:
a)    Desocupar os dois quadros;
b)    Abandonar a igreja e a sua comunidade;
c)    Suspensão da ordem sacerdotal;
d)    Não há medidas estabelecidas pela igreja.

3)    Qual é a opinião do autor do texto?
a)    É ótimo padres se envolverem em políticas públicas;
b)    Quem deveria se envolver em políticas públicas são os bispos diocesanos;
c)    Pastores são os religiosos mais indicados para se candidatarem;
d)    Padres ou qualquer tipo de religiosos não deveriam se candidatar.

Proposta de produção textual
            “Muitos eleitores acreditam que pelo simples fato de o candidato ser padre poderá corresponder às suas expectativas em benefício da comunidade”.
            Você concorda com essa colocação? Quais são suas expectativas em relação a um candidato religioso? Em sua opinião, essas expectativas costumam ser atendidas?

Ana Paula Battisti
Thiana Cris Menezes de Freitas
Maria Zeudeni de Almeida Lira
Camila Cássia da Silva Nascimento
Renata Alves Camelo

Nenhum comentário: