Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

12 de setembro de 2011

Proibir uso do capacete: sim ou não?
Aluno: Alessandra dos Prazeres da Silva Reis

Arapiraca, segunda principal cidade do Estado de Alagoas, considerada a Capital do Fumo por ser a maior produtora de fumo do Brasil, está enfrentando ultimamente grandes problemas com relação à violência, devido ao crescimento acelerado pelo qual a cidade está passando.
A violência em nossa cidade manifesta-se através de assaltos a mão armada, homicídios, tráfico de drogas, entre outras. E grande parte desse tipo de violência é realizada a bordo de uma motocicleta e, principalmente, utilizando-se, os marginais, do capacete como forma de ocultar sua identidade.
Com isso, um vereador arapiraquense, preocupado com a situação, elaborou um projeto que visa à proibição do uso do capacete na área urbana e rural do município, tendo como base um projeto aprovado pela Câmara Municipal da cidade de São Sebastião, interior do Estado, e assinado pelo juiz, tornando-se lei obrigatória.
Ao propor isso, o vereador obteve o apoio de algumas pessoas, como o de um amigo também vereador, o tenente-coronel do 3° BPM, e o do defensor público da cidade. Mas, a maioria do legislativo é contrária à idéia, pois, para isso, seria preciso realizar uma adequação do projeto às leis, já que o Código de Trânsito Brasileiro exige o uso do capacete.
Visto isso, acredito que a Câmara agiu de maneira correta ao negar a aprovação dessa lei, pois, além de entrar em contradição com o Código de Trânsito em seus artigos 54 e 55, Arapiraca tentaria resolver um problema que está se agravando cada vez mais, que é o caso da violência, e ao mesmo tempo estaria abrindo as portas para outro problema ainda maior: os acidentes de trânsito – os quais causam a morte de muitos jovens em nossa cidade.
Essa lei foi muito objetiva e precisa em São Sebastião, por se tratar de uma cidade muito pequena e onde havia grande índice de violência urbana. Foi uma lei que amenizou grande parte da violência, pois após três meses sob o novo regime a cidade baixou muito a taxa de criminalidade.
No entanto, Arapiraca não possui condições para enfrentar essa mudança por ser uma cidade de grande porte e pouca organização no trânsito. Dessa forma, esse problema se torna um tanto espinhoso para ser resolvido de tal maneira.
Com isso, reafirmo que essa alteração seria totalmente ineficaz, pois Arapiraca não possui infra-estrutura para enfrentar mudanças no trânsito e enfrenta problemas mais graves, tais como falta de sinalização, entre outros, além do que devemos priorizar a proteção à vida, evitando, com o uso do capacete, a morte de muitos jovens no trânsito agitado de nossa cidade.

Professora: Maria Lucely Soares de Melo    Escola: E. E. E. B. Manoel Lúcio da Silva    Cidade: Arapiraca – AL

1)    De acordo com o texto lido, qual a cidade em que os vereadores de Arapiraca, se basearam para elaborar o projeto quanto à proibição do capacete?
a)    São Sebastião;
b)    São Vicente;
c)    São Paulo;
d)    Nenhuma das alternativas está correta.

2)    O que a autora do texto mencionou ao dizer a seguinte expressão:
“... esse problema se torna um tanto espinhoso...”
a)    É um problema de fácil resolução;
b)    É um problema impossível de ser resolvido;
c)    É um problema de difícil resolução;
d)    Nenhuma das alternativas está correta.

3)    “Foi uma lei que amenizou grande parte da violência, pois após três meses sob o novo regime a cidade baixou muito a taxa de criminalidade.” A palavra grifada dá idéia de:
a)    Oposição;
b)    Explicação;
c)    Adição;
d)    Nenhuma das alternativas está correta.

Proposta de produção textual

 Elaborar um pequeno estatuto com 3 artigos para regulamentar algumas ações coletivas dentro da escola. Cada grupo terá um tema:
A - Uso de celular
            B - Uso de bonés
            C - Uso de uniformes
            D - Preservação do patrimônio

Reinaldo de Oliveira
Ana Lúcia de Oliveira
Alessandra Beneti Vieira Rosa
Iara Cassia de Oliveira e Silva

Um comentário:

Alessandra dos Prazeres da Silva Reis disse...

Olá!Estou muito satisfeita de ver que meu texto está servindo de base para muitos outros estudantes.Espero sinceramente que os estudantes de hoje tenham a mesma vontade e o mesmo gosto de expressar sua opinião,pois a única forma de se fazer isso será por meio da Língua Portuguesa!
Atualmente também sou professora de Língua Portuguesa e utilizo desses e de outros textos de minha autoria para exemplificar aos meus alunos como redigir um bom texto.
Se acaso quiserem partilhar dos meus textos é só solicitar ao meu e-mail:ale.reis_02@hotmail.com
Grata!