Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

19 de setembro de 2011

Progresso ameaça meio ambiente
Aluna: Ludmylla Maria Farias Maciel

A degradação ambiental hoje é uma preocupação mundial, e em Palmeiras do Tocantins e algumas localidades vizinhas essa preocupação vem aumentando com a chegada do projeto Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE), considerado o maior projeto gerador de energia em curso no Brasil. A UHE tem capacidade instalada de 1.087 MW e energia assegurada de 584,9 MW médios.
Empreendedores do projeto afirmam que a UHE trará desenvolvimento a essas localidades, beneficiando a população com a geração de empregos, aumentando assim a renda de cada família e conseqüentemente trazendo lucro aos municípios. Entretanto, é válido afirmar que não teremos apenas benefícios, os impactos causados ao meio ambiente trarão uma seqüência de desastres, como alagamento de áreas de populações ribeirinhas que precisam de suas terras para tirar seu sustento e também inundações de áreas de lazer, como praias localizadas nas margens do Rio Tocantins.
Além disso, esses municípios ficarão superlotados, pois não estão preparados para receber esses migrantes que virão em busca de emprego.
Uma entrevista feita a uma servidora do Colégio Estadual Raimundo Neiva de Carvalho confirma os malefícios causados por uma hidrelétrica. Ela relata que quando criança morava em Guadalupi, uma pequena cidade do interior do Piauí, quando se iniciou o projeto Usina Hidrelétrica da Boa Esperança no ano de 1964, construída no rio Parnaíba, na divisa entre os Estados do Maranhão e do Piauí.
Ela teve duração de seis anos e nesse meio tempo o município se modificou muito, famílias foram desabrigadas, tiveram prejuízos tanto materiais como psicológicos, foram construídas vilas, cinema, banco e grandes supermercados, e com o término da construção tudo foi abandonado. Isso gera um grande desperdício de dinheiro público, que poderia ser investido em saúde, educação e em outras áreas.
Um outro fato que mostra que as usinas agridem o meio ambiente é a Hidrelétrica de Balbina, que foi construída no rio Matumã, afluente do rio Amazonas. O imenso lago artificial criado para a usina inundou grandes trechos de floresta nativa, comprometendo o rico ecossistema local.
Penso que para essa usina não causar tantos impactos será necessário atribuir mais investimentos a projetos ambientais e culturais e atribuir também às famílias que serão afetadas uma indenização que possa contribuir para suas necessidades.
Enfim, sou contra a construção dessa usina. Sei que precisamos de energia, mas desde que haja mais inteligência e um projeto ético que valorize os nossos bens culturais e o nosso meio ambiente, equilibrando assim essas duas forças: desenvolvimento e natureza.

Questões

1)    No trecho “...como alagamento de áreas de populações ribeirinhas que precisam de suas terras...”, a palavra destacada produz no texto o sentido de:
a)    Populações residentes em áreas urbanas;
b)    Populações que vivem às margens do rio;
c)    Moradores que residem no interior das matas;
d)    Pessoas que vivem em zonas rurais.

2)    Diante do assunto e estrutura do texto “Progresso ameaça meio ambiente” é possível afirmar que pertence ao gênero textual:
a)    Crônica;
b)    Notícias;
c)    Reportagem;
d)    Artigos de opinião.

3)    As expressões “Empreendedores do projeto afirmar que...”, “Uma entrevista feita a uma servidora”, “Penso que para essa usina...” e “...sou contra a construção dessa usina...” expressam respectivamente:
a)    Fatos relatados e opiniões da autora;
b)    Diálogo entre personagens;
c)    Opinião da autora;
d)    Situações imaginadas pela autora.

Produção Textual
Tendo como base o último parágrafo “...Sei que precisamos de energia, mas desde que haja mais inteligência e um projeto ético que valorize os nossos  bens culturais e o nosso meio ambiente...”. Desenvolva um artigo de opinião que possibilite a relação entre “Ética e Meio Ambiente”.

Ana Carolina F. da S. Souza
Arline de Souza Limeres
Amarilis Eduarda Sá
Zaida J. Mendes
Walquiria Carneiro da Silva

Nenhum comentário: