Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

30 de maio de 2011

Gênero - HQ

Biografia do Quino

O cartunista Quino, idealizador dos quadrinhos da Mafalda, nasceu em Mendonza (Argentina) em 17 de julho de 1932. Filho de imigrantes espanhóis, inspirou-se na avó, que era comunista, para criar a Mafalda. A personagem surgiu em 1963 como protagonista da campanha de uma linha de eletrodomésticos. Seu nome começa com M porque a fabricante dos produtos se chamava Mansfield. Porém, a propaganda não chegou a ser veiculada. A menina rebelde apareceu pela primeira vez na mídia em 1964, em uma tirinha veiculada pela revista Leoplán. Porém, foi o semanário Primera Plana que passou a publicar o quadrinho regularmente a partir de 29 de setembro do mesmo ano. Por isso, seus fãs comemoram o aniversário de Mafalda nesta data. Os quadrinhos da Mafalda foram traduzidos para mais de 30 idiomas, entre eles o chinês e o finlandês. O primeiro livro reunindo histórias da personagem saiu na Argentina em 1966. Todos os 5.000 exemplares da tiragem inicial foram vendidos em dois dias. Quino deixou de escrever novas histórias com a Mafalda em 1973. Mafalda e sua turma ilustraram a Campanha Mundial pela Declaração dos Direitos da Criança, promovida pela Unicef em 1977.

1) Observe que Mafalda se refere a um doente em especial. Quem está doente?
2) Como Mafalda fica sabendo do “estado de saúde” do doente?
3) O pai de Mafalda, ao ver o doente, acredita ou não em sua filha?
4) Quais poderiam ser os argumentos de Mafalda para acreditar que o mundo está doente?
5) Quino, o criador da tirinha, utiliza quais informações para convencer o leitor a respeito dos argumentos da Mafalda?
6) Por que o pai da Mafalda concorda com a filha somente quando chega ao trabalho?
7) Segundo os argumentos utilizados nas tirinhas da Mafalda, as idéias da menina se identificam com o pensamento infantil ou adulto? Por quê?
8) Agora é a sua vez de pensar sobre as idéias da Mafalda. A partir do mesmo argumento apresentado nas tirinhas, construa um parágrafo sobre a provável “Doença do Mundo” apontada por Mafalda

Nenhum comentário: