Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

9 de maio de 2011

Gênero - Autorretrato

Meu retrato
Leila R. Iannone
Acho que não sei contar histórias. Assim de voz alta. Mas penso que sou capaz de contá-las escrevendo.
Gosto do amanhecer, de chuva, de cachorro-quente, de lua cheia, de café e de livros.
Gosto dos meus amigos e de bater-papo no frio, quando a casa fica quentinha.
Detesto guarda-chuva e sapato apertado.
Tenho saudades de muitas coisas, durmo pouco e esqueço datas de aniversários. Aí fico com vergonha.
Não sei desenhar e isso me deixa frustrada. Quando canto, desafino. Então, agora, canto só para mim.
Acho os jovens maravilhosos. As crianças me comovem.
Queria muito conhecer a Austrália, mas jamais viajarei de navio.
Noutro dia encontrei minha primeira professora, que me ensinou a ler e a escrever. Ela me ensinou mais, muito mais. Por causa dela descobri que os livros me fascinam e que ensinar é bom.
Ah! ia me esquecendo. Também não sei nadar.

Vocabulário
comover - emocionar, impressionar
desafinar - destoar, sair do tom, desarmonizar
detestar - aborrecer-se, odiar, antipatizar
fascinar - atrair, encantar
frustrado - incompleto, imperfeito, decepcionado, insatisfeito

Questões

1 - Copie uma frase do texto que comprove que a personagem tem frustração por alguma coisa.

2 - A narradora gostaria de conhecer um país-continente. Que país é esse?  

3 - Releia o primeiro parágrafo onde aparece a frase "Assim de voz alta". A palavra "Assim" no texto indica:

a)      (___) conclusão de uma ideia.
b)      (___) deste modo, desta maneira.


Observe as palavras sublinhadas nas frases abaixo:
Mas penso que sou capaz de contá-las."
           "Ela me ensinou mais, muito mais."

    mas: indica oposição, idéia contrária.
    mais: indica quantidade, somatória.
4)      - Complete os espaços em branco com mas ou mais :

a)      Márcio é ______inteligente, ___________ sua irmã é _________ dedicada.
b)      Preciso de ______ dinheiro para comprar a casa, ______ não sei onde arrumar.

5)      Explique o significado da palavra "mais" na frase:

" Ela me ensinou mais, muito mais ".

6)       Cite duas coisas de que a narradora gosta.

7)      Cite duas coisas que ela diz não saber fazer.

8)      A narradora, no texto, afirma:

"Quando canto, desafino. Então, agora, canto só para mim". 

É possível acontecer isso a alguém, cantar só para si mesmo? Como?

9)      A narradora diz que gosta de bater papo no frio. E você, quando gosta de bater papo?  Justifique.

10)   Sua primeira professora lhe ensinou algo mais, além de ler e escrever? Conte-nos o que foi.



Nenhum comentário: