Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

23 de abril de 2012

Música


Ao trabalhar com as Classes de Palavras, o professor pode abordar diversos trechos de uma canção. Há no trecho da música algumas palavras destacadas.
Leia o trecho da canção apresentada a seguir e trabalhe com as questões propostas para ela.



Tocando em Frente

Almir Sater e Renato Teixeira
Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte,
Mais feliz, quem sabe
Só levo a certeza
De que muito pouco sei,
Ou nada sei
Disponível em: http://letras.terra.com.br/almir-sater/44082/. Acesso em 01 nov.2011.


Após fazer a leitura do texto apresentado, responda:

1. As palavras destacadas na letra podem ser classificadas respectivamente como

a. adjetivo, adjetivo, substantivo, substantivo.
b. adjetivo, substantivo, adjetivo, substantivo
c. substantivo, adjetivo, adjetivo, substantivo.
d. substantivo, substantivo, adjetivo, adjetivo.

2. No trecho “levo a certeza”, a palavra em destaque pode ser classificada como

a.     verbo
b.    advérbio
c.     adjetivo
d.    numeral

3. No trecho “Ando devagar” o advérbio em destaque dá uma circunstância ao verbo. Que circunstância é essa?

a.     de tempo
b.    de lugar
c.     de modo
d.    de negação

4. O título da canção é composto por um adjunto adverbial que exprime determinada circunstância. Que adjunto adverbial é esse e qual a circunstância apresentada por ele na frase?

a.     tocando – adjunto adverbial de modo
b.    em frente – adjunto adverbial de tempo
c.     tocando – adjunto adverbial de tempo
d.    em frente – adjunto adverbial de lugar

5. Há, num trecho da canção, uma construção equivocada, redundante em relação ao uso de mais de um advérbio. Qual seria essa construção?

a.     “De que muito pouco sei (...)”
b.    “Porque já tive pressa (...)”
c.     “Mais feliz, quem sabe (...)”
“Hoje me sinto mais forte (...)”

16 de abril de 2012

Verbal e não-verbal IV

Ainda falando em Histórias em Quadrinhos e para finalizar a proposta de atividades, leia a tirinha a seguir e trabalhe com as questões sobre ela.



1. A crítica implícita na tirinha revela que
a. os doces do final de ano enchem os olhos da população e as compras  aumentam ainda mais. 
b. as pessoas, ao chegar no fim do ano, demonstram cada vez mais a individualidade e o egoísmo.
c. as pessoas pensam apenas em ajudar ao próximo e serem solidárias com os outros.
d. a certeza do ser humano na atualidade é apenas uma: fazer o bem sem olhar a quem.

2. Os vocábulos natal, gastos, doces e bolos expressos no 1° quadro, são classificados como substantivos
a. próprios
b. coletivo
c. comum
d. abstratos

3. As palavras caridade, bondade, paciência e perdão, que aparecem no 2.º quadro da tirinha, podem ser classificadas como
a. substantivo abstrato.
b. substantivo coletivo.
c. substantivo comum.
d. substantivo próprio.

4. Ao ler a tirinha por completo, é possível concluir que
a. é preciso ter paciência, principalmente nas festas de final de ano, quando for realizar as compras de Natal.
b. é necessário estar presente nas principais lojas aproveitando todas as ofertas.
c. é essencial na vida das pessoas sair às compras antes do Natal para poder presentar todo mundo.
d. não há mais espírito de solidariedade entre as pessoas das grandes cidades, devido à globalização.


9 de abril de 2012

Verbal e não-verbal III


Em mais uma tirinha, essa agora de Calvin e Haroldo, vemos os recursos inferidos em textos deste tipo para destacar a importância da análise dos recursos verbais e não-verbais. Leia atentamente o texto e trabalhe com as questões propostas.

Disponível em: http://depositodocalvin.blogspot.com/. Acesso em 02 nov. 2011.
1. A expressão “cérebro de minhoca”, que aparece no primeiro quadro, está sendo utilizada por Calvin no sentido
a. científico, para mostrar que o cérebro de Haroldo é formado por minhocas.
b. científico, para mostrar que o cérebro de Haroldo é tão pequeno quanto o de uma minhoca.
c. figurado, para mostrar que o cérebro de Haroldo está cheio de minhocas.
d. figurado, para sugerir que Haroldo sempre age como um tolo.

2. A expressão “balão d’água”, que aparece no segundo e no último quadros da tirinha, significa que o balão utilizado pelas personagens está cheio de água. Nesse termo foi utilizada a preposição de, de forma contraída. Observe:
Balão d’água = balão de água. 
A relação de sentido que pode ser atribuída a essa expressão por meio do uso da preposição é de
a. conteúdo.
b. finalidade.
c. matéria.
d. posse.

3. A expressão "agente duplo" utlizada na última tira revela que
a. Calvin traiu a confiança de Haroldo.
b. Haroldo é um tigre mau e queria machucar Susie.
c. Haroldo defendeu Susie e evitou jogar o balão d'água nela.
d. Susie foi mais esperta que Haroldo e tirou o balão de suas mãos.

4. O uso dos dois pontos no 1° quadrinho serve para:
a. apontar o início da fala de um outro personagem.
b. mostrar os elementos de enumeração.
c. iniciar a explicação de um dos personagens.
d. indicar o uso de exclamação na fala.

5. Qual a intenção do plano de Calvin?
a. brincar de bola com o tigre.
b. molhar a pequena Susie por pura maldade.
c. colocar Susie contra Haroldo.
d. explorar o animal selvagem.

2 de abril de 2012

Verbal e não-verbal II

Ainda sobre o assunto da linguagem verbal e a não-verbal empregadas em textos visuais, analise a charge a seguir e trabalhe os seus recursos mais expressivos por meio das questões propostas.


Dispoível em: http://galeradoportugues.blogspot.com/p/8-ano-c.html. Acesso em 28 set. 2011.

1. A função comunicativa da charge é
a. apresentar soluções para os problemas sociais, econômicos ou políticos.
b. criticar a política, a economia, a sociedade ou as agressões ao meio ambiente
c. fazer referência a um fato que já caiu no esquecimento da sociedade.
d. mostrar um acontecimento que ainda será divulgado.

 2. O assunto principal trabalhado na charge é referente a:
a. recursos tecnológicos
b. tratamentos alternativos
c. poluição ambiental
d. políticas públicas

3. A charge apresenta
a. linguagem não verbal, que é suficiente para a compreensão do sentido do texto.
b. linguagem verbal, que é suficiente para a compreensão do sentido do texto.
c. linguagem verbal e não verbal, e ambas se unem para a compreensão do sentido do texto.
d. linguagem verbal e não verbal, mas somente a verbal é importante para compreensão do sentido do texto.

4. O uso das reticências ao final da fala do peixe aponta para:
a. marcar uma pausa breve no texto.
b. iniciar a fala de outro personagem.
c. expressar a exclamação do peixe.
d.  mostrar uma ideia não finalizada na fala do peixe.

5. A expressão facial do peixe demonstra
a. felicidade
b. sofrimento
c. desprezo
d. resistência