Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

2 de abril de 2012

Verbal e não-verbal II

Ainda sobre o assunto da linguagem verbal e a não-verbal empregadas em textos visuais, analise a charge a seguir e trabalhe os seus recursos mais expressivos por meio das questões propostas.


Dispoível em: http://galeradoportugues.blogspot.com/p/8-ano-c.html. Acesso em 28 set. 2011.

1. A função comunicativa da charge é
a. apresentar soluções para os problemas sociais, econômicos ou políticos.
b. criticar a política, a economia, a sociedade ou as agressões ao meio ambiente
c. fazer referência a um fato que já caiu no esquecimento da sociedade.
d. mostrar um acontecimento que ainda será divulgado.

 2. O assunto principal trabalhado na charge é referente a:
a. recursos tecnológicos
b. tratamentos alternativos
c. poluição ambiental
d. políticas públicas

3. A charge apresenta
a. linguagem não verbal, que é suficiente para a compreensão do sentido do texto.
b. linguagem verbal, que é suficiente para a compreensão do sentido do texto.
c. linguagem verbal e não verbal, e ambas se unem para a compreensão do sentido do texto.
d. linguagem verbal e não verbal, mas somente a verbal é importante para compreensão do sentido do texto.

4. O uso das reticências ao final da fala do peixe aponta para:
a. marcar uma pausa breve no texto.
b. iniciar a fala de outro personagem.
c. expressar a exclamação do peixe.
d.  mostrar uma ideia não finalizada na fala do peixe.

5. A expressão facial do peixe demonstra
a. felicidade
b. sofrimento
c. desprezo
d. resistência








Nenhum comentário: