Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

9 de abril de 2012

Verbal e não-verbal III


Em mais uma tirinha, essa agora de Calvin e Haroldo, vemos os recursos inferidos em textos deste tipo para destacar a importância da análise dos recursos verbais e não-verbais. Leia atentamente o texto e trabalhe com as questões propostas.

Disponível em: http://depositodocalvin.blogspot.com/. Acesso em 02 nov. 2011.
1. A expressão “cérebro de minhoca”, que aparece no primeiro quadro, está sendo utilizada por Calvin no sentido
a. científico, para mostrar que o cérebro de Haroldo é formado por minhocas.
b. científico, para mostrar que o cérebro de Haroldo é tão pequeno quanto o de uma minhoca.
c. figurado, para mostrar que o cérebro de Haroldo está cheio de minhocas.
d. figurado, para sugerir que Haroldo sempre age como um tolo.

2. A expressão “balão d’água”, que aparece no segundo e no último quadros da tirinha, significa que o balão utilizado pelas personagens está cheio de água. Nesse termo foi utilizada a preposição de, de forma contraída. Observe:
Balão d’água = balão de água. 
A relação de sentido que pode ser atribuída a essa expressão por meio do uso da preposição é de
a. conteúdo.
b. finalidade.
c. matéria.
d. posse.

3. A expressão "agente duplo" utlizada na última tira revela que
a. Calvin traiu a confiança de Haroldo.
b. Haroldo é um tigre mau e queria machucar Susie.
c. Haroldo defendeu Susie e evitou jogar o balão d'água nela.
d. Susie foi mais esperta que Haroldo e tirou o balão de suas mãos.

4. O uso dos dois pontos no 1° quadrinho serve para:
a. apontar o início da fala de um outro personagem.
b. mostrar os elementos de enumeração.
c. iniciar a explicação de um dos personagens.
d. indicar o uso de exclamação na fala.

5. Qual a intenção do plano de Calvin?
a. brincar de bola com o tigre.
b. molhar a pequena Susie por pura maldade.
c. colocar Susie contra Haroldo.
d. explorar o animal selvagem.

Nenhum comentário: