Uriri
e Bertolina
Uriri e Bertolina
tocam roça no assentamento e têm quatro filhos. Um é moço e se chama Virgulino,
respondendo pelo apelido de “cabeça de burro”; a filha está buchuda, fazendo
pouco que casou na “igreja verde”; o terceiro filho, abestado de tanto tomar
mé, é Raimundo, conhecido por “rola pé”; e outro filho é “Zé do Balcão”.
Uriri precisou ir à
rua, mode que tava com baticum e curuba. Na rua, precisou ver a dotora e também
fazer o rancho, antes que ficasse turvo, pois no dia seguinte tinha juquira da
grossa.
Antes de sair, Uriri
disse para a patroa:
– Ma homi! Prepara o
quebra-jejum, mode tô avexado.
De quebra-jejum,
Uriri comeu pixicado, frito, modubim, mangolão, chambari, pegado, arroz de
leite, simbereba, passa raiva, jerimum e aipim. Muito avexado, azuado, aperreado
e seboso, Uriri pegou o gongo gomado pela patroa, a lembreta, um pouco de tapioca
e a jóia, colocou tudo numa boroca e num banzo e partiu rumo à rua.
Uriri andou curiando
tudo na estrada e no meio do caminho viu uma cunhã numa tibuzana, trabalhando
com o tapiti no rancho. Ao chegar perto, a cunhã disse:
– Encosta aqui e
venha pegar o rango enquanto eu vou ali jogar no mato a massa do aipim.
Uriri, que já tinha
comido muito em casa, agradeceu a cunhã e continuou a viagem, tomando mé pelo
caminho. Quando chegou na rua, estava num banzo danado e foi parar no campo
santo à procura da dotora. Lá verteu água à vontade. Sem conseguir sair dali, Uriri
dormiu como estava.
No outro dia, ao
perceber que estava no campo santo, saiu aperreado rumo ao armazém para fazer o
rancho, depois foi à clínica ver a dotora e por fim foi ao rancho de seu irmão.
Ao chegar no rancho, uma vizinha contou que
seu irmão tinha batido as botas e que a sentinela fora na semana anterior e que
aquele dia já era o dia de visita ao campo santo.
Uriri saiu meio
abestado do rancho, mas não quis ir ver seu irmão, já que tinha passado a noite
bem perto dele, deu-se por satisfeito.
Voltando à rua, Uriri
tratou de comprar o que faltava: a farda para o “cabeça de burro” ir para a
escola.
Ao chegar em casa,
sua patroa Bertolina, muito aperreada, disse:
– Corno! Por que
demorou? Nossa filha pariu, e a cria está com mal de sete dias.
Uriri, aperreado,
quis tirar o paninho para conferir se era fêmea ou macho, sem dar ouvido à
patroa.
Bertolina, muito
macha, disse para Uriri deixar de saliência e voltar correndo para a rua:
– Ande, homi! Num tá
vendo que a cria carece da dotora. Vá, caminhe pra rua de novo e traga a dotora
pra espiá essa criatura. Eta, homi mole.
(Conto popular de
Tocantins. Palmas, 2001.).
Ao terminar a primeira leitura, você deve
estar se perguntando que história é essa. Como compreender um texto em que o
significado da maioria das palavras você não reconhece?
Pense nisso. Será que um texto pode informar
algo se o leitor não consegue compreendê-lo? Será que há alguma coisa que o
leitor possa fazer para decifrar este texto, a princípio, incompreensível?
Vamos tentar?
Atividade
1) Com certeza você deve
ter encontrado alguma dificuldade para compreender o texto. Procure explicar
qual foi essa dificuldade.
2) Se os alunos de
Tocantins lessem o mesmo texto em sala de aula, encontrariam as mesmas
dificuldades que você? Por quê?
3) Segundo o contexto da
estória “Uriri e Bertolina”, como você reescreveria os trechos a seguir, para
que ficassem compreensíveis?
a) “Na rua, precisou ver
a dotora e também fazer o rancho, antes que ficasse turvo (...)”.
b) “– Ma, homi! Prepara
o quebra-jejum, mode tô avexado.”.
4) Volte ao texto e
grife as palavras que você não compreendeu durante a leitura. Relacione a seguir dez palavras grifadas e complete o
quadro com o significado provisório que você
atribuiu a elas e, depois da discussão com o professor em sala, finalize o
quadro acrescentando o significado real:
5) Escolha um colega da
turma e reconte a lenda com as suas palavras.
6) Discuta com os
colegas e observe quais são as características do texto e da prática de leitura que contribuíram para a realização de
diferentes leituras na turma.
Um comentário:
Nossa! que bacana! Estou muito feliz por ter encontrado este Blog, atividades como esta nos ajuda em nosso dia dia. Muito obrigada! Assim que possível estarei postando algumas atividades para contribuir em nosso trabalho pedagógico.
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