Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

13 de fevereiro de 2012

Formação Pedagógica - 03/02


Tema: Capitalismo

Texto1:


Texto 2:


Texto 3:
Texto 4:

Texto 5:
Admirável mundo louco
Eles moram, quase todos, amontoados nuns
lugares muito feios, que eles chamam de cidades.

Esses lugares cheiram muito mal por causa de
umas porcarias que eles fabricam e de umas nu-
vens escuras que saem de uns tubos muito grandes
que por sua vez saem de dentro de umas caixas
que eles chamam de fábricas.

Parece que eles vivem dentro de outras cai-
xas. Algumas dessas caixas são grandes, outras são
pequenas.

Nem sempre moram mais freguetes nas cai-
xas maiores. Às vezes acontece o contrário: nas
caixas grandes moram pouquinhos freguetes e nas
caixas pequenininhas moram um monte deles.

Nas cidades existem muitas caixas amontoa-
das umas nas outras.

Parece que dentro desses amontoados há um tubo, por onde corre um carrinho na
direção vertical, chamado elevador, porque eleva as pessoas para o alto dos amontoa-
dos. Não ouvi dizer que eles tenham descedores, o que me leva a acreditar que eles
pulem lá de cima até embaixo, de alguma maneira que eu não sei explicar.

Quando fica claro, eles saem das caixas deles e todos começam a ir pra outro lugar
e ficam nisso de ir daqui pra lá o tempo todo, até que fica escuro e todos voltam pro
lugar de onde vieram.

Não sei como é que eles encontram o lugar de onde eles saíram, mas encontram; e
entram outra vez nas caixas.

Assim que eu cheguei era um pouco difícil compreender o que eles diziam. Mas
logo, logo, graças aos meus estudos de flóbitos, consegui aprender uma porção das
línguas que eles falam.

Ah, porque eles falam uma porção de línguas diferentes.

E como é que eles se entendem?

E quem disse que eles se entendem?


ROCHA, R. Este admirável mundo louco. São Paulo: Salamandra, 2003.



Texto 6:

Admirável Chip Novo
Composição: Pitty
·       Admirável Chip Novo2003




Admirável Chip Novo

Pane no sistema alguém me desconfigurou 

Aonde estão meus olhos de robô? 
Eu não sabia, eu não tinha percebido 
Eu sempre achei que era vivo 
Parafuso e fluído em lugar de articulação 
Até achava que aqui batia um coração 
Nada é orgânico é tudo programado 
E eu achando que tinha me libertado 
Mas lá vem eles novamente, eu sei o que vão fazer: 
Reinstalar o sistema 



Pense, fale, compre, beba 
Leia,vote, não se esqueça 
Use, seja, ouça, diga 

Tenha, more, gaste, viva


Pense, fale, compre, beba 
Leia,vote, não se esqueça 
Use, seja, ouça, diga 



Não senhor, Sim senhor, Não senhor, Sim senhor



Pane no sistema alguém me desconfigurou 
Aonde estão meus olhos de robô? 
Eu não sabia, eu não tinha percebido 
Eu sempre achei que era vivo 
Parafuso e fluído em lugar de articulação 
Até achava que aqui batia um coração 
Nada é orgânico é tudo programado 
E eu achando que tinha me libertado 



Mas lá vem eles novamente, eu sei o que vão fazer: 
Reinstalar o sistema 



Pense, fale, compre, beba 
Leia,vote, não se esqueça 
Use, seja, ouça, diga 

Tenha, more,gaste, viva


Pense, fale, compre, beba 
Leia,vote, não se esqueça 
Use, seja, ouça, diga 



Não senhor, Sim senhor, Não senhor, Sim senhor



Mas lá vem eles novamente, eu sei o que vão fazer: 
Reinstalar o sistema 






Nenhum comentário: