Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

18 de fevereiro de 2011

Instruções Gerais - Fundamental II

Diário de classe É um documento oficial da escola, e por isso deve sempre estar atualizado e não pode ser retirado da U.E.. Registrar a frequência diária (não aferir presença ao aluno que tenha faltado), o conteúdo bimestral, os conceitos de no mínimo dois instrumentos de avaliação, a apuração final da nota do aluno e o total de faltas no bimestre. Todas as observações pertinentes devem ser registradas no campo 11 (generalidades). Registrar os alunos de acordo com a listagem da PRODESP fornecida pela secretaria da escola.

Programas de Ensino Reformulados seguindo os Parâmetros Curriculares Nacionais, apresentados através de Competências e Habilidades a serem desenvolvidas e trabalhadas com os educandos.
É imprescindível que os docentes leiam e se apropriem dessa proposta de trabalho, tendo-a sempre a mão para consulta e encaminhamento dos conteúdos.

 Plano / Planejamento Anual - (Estratégias e Avaliação) - É necessário que todo o documento que comprove o percurso percorrido no processo de ensino-aprendizagem seja muito bem descrito e esteja de acordo com as suas características peculiares. Entregar ao Coordenador da U.E. até 18/03/2011 (sexta-feira), preferencialmente digitado. Deixar registrado de forma bem clara, quais são as Estratégias que serão trabalhadas e especificar de que forma ocorrerá o processo avaliativo.
Deverá ser analisado e vistado pelo Coordenador da U.E., para posterior apreciação do Coordenador da Seduc.

Plano de aula É o documento de registro pedagógico do docente. Deve ser elaborado com uma semana de antecedência. Através dele pode-se constatar como o educador programa as atividades diárias e variadas, assim como o processo de avaliação. Tem por finalidade o detalhamento de todo o conteúdo do Programa de Ensino.
Com a elaboração do Plano de aula visa-se o encadenciamento de todas as atividades na proporção certa e administradas de maneira a buscar o amplo conhecimento do aluno e melhor otimização do tempo pedagógico, de acordo com o programa de ensino.
É importante salientar que este documento não é um modelo a ser seguido rigorosamente. É a previsão do que será a aula, portanto, pode ocorrer como o planejado ou mudar no decorrer da mesma, conforme as circunstâncias do momento, a disposição dos alunos, do professor, do interesse despertado pelas atividades propostas, etc. Da mesma forma que o planejamento, o plano de aula é dinâmico e deve ser adaptado conforme a aula transcorre.
Numa eventual ausência do professor titular, ele fornece elementos e subsídios para que o professor substituto dê continuidade ao conteúdo e ao desenvolvimento da proposta.
O detalhamento do conteúdo e/ou atividades a serem trabalhadas deve conter a data e o registro das atividades e avaliações. No caso de impossibilidade de ministrar a aula programada, o educador deve registrar no plano o replanejamento da mesma.
O plano de aula será vistado pelo coordenador da U.E. semanalmente.

Avaliação É um processo diário e contínuo, tendo como função primeira orientar o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos e que se aplica desde o início da prática educativa, oferecendo elementos para que o docente possa fazer o seu planejamento e/ou replanejamento em todo o período letivo.
Também é importante ressaltar que o professor deve estar bem documentado, seguindo as orientações da Legislação vigente. É necessário que haja no mínimo, dois instrumentos de avaliação, que o professor sempre precisa ter em mãos a fim de constatar as suas ações e possibilitar a verificação do processo ensino-aprendizagem.
Procurar durante o ano letivo, trabalhar com atividades paralelas e diversificadas, a fim de tentar minimizar a defasagem de conteúdo de seus educandos.

Observação: as Avaliações Diagnósticas devem ser elaboradas e aplicadas em fevereiro.

Avaliação DiagnósticaÉ realizada inicialmente pelo educador para checar os pontos fracos e fortes do aluno na área de conhecimento em que se desenvolverá o processo de ensino-aprendizagem.  Esta etapa de ensino é um meio de construção de conhecimento, e diagnosticar no início, é verificar se o educando domina todos os pré-requisitos. O resultado desta avaliação pode apontar uma necessidade de revisão de um assunto que servirá de base para os seguintes. O conhecimento da realidade é condição preliminar para o bom andamento do ano letivo. A avaliação diagnóstica abrange a caracterização individual e coletiva da turma.

Estratégia - É a maneira como os recursos são utilizados, para que os objetivos sejam alcançados com sucesso. A estratégia deve ser elaborada de forma a manter a atenção e a motivação dos alunos durante toda aula. Provocando assim, debates e questionamentos para o bom desenvolvimento do tema e, se possível, aproximar os alunos de forma prática e interativa ao que está sendo estudado.

Relatório de Rendimento do Aluno Nos primeiros dias de fevereiro, o Coordenador da U.E. deverá fornecer os relatórios de rendimento (2010), para que os docentes possam ter um contato inicial com a bagagem e o aprendizado de cada aluno, auxiliando desta forma em sua avaliação diagnóstica das turmas a serem trabalhadas em 2011.
Verificar as informações contidas nesse relatório, juntamente com o resultado qualitativo da avaliação diagnóstica para definir o perfil de cada aluno e do grupo classe.

Visita as Unidades Escolares (Coordenadores da Seduc) - Realizada com o intuito de acompanhar, auxiliar e orientar a realização do trabalho pedagógico junto a Equipe Escolar e corpo docente, viabilizando as diretrizes implantadas pela Diretoria de Ensino Fundamental.
Os Coordenadores da Seduc auxiliarão os Coordenadores das U.E.s e os professores em relação à prática pedagógica e acompanharão a execução do Plano de aula, das Avaliações, do Plano / Planejamento Anual e dos Projetos de Leitura, assim como estarão à disposição para o auxílio em outras atividades pertinentes.

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