Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

24 de setembro de 2010

Gêneros - Histórias em Quadrinhos






a)                  
a) 1) Qual o nome do inimigo do Homem-Aranha? Quem ele é de fato?
b) 2) Nesse trecho, de que formas o Homem-Aranha se refere ao vilão? 
c) 3) Em determinado momento, o vilão diz: “Ataquem irmãoss! Acabem com o humano!”. A quem se referem as palavras destacadas?
d) 4) Que outras palavras são usadas para nomear os “irmãoss” do vilão?
e) 5) A que classe gramatical pertencem as palavras mencionadas nas respostas anteriores? 
6) Qual o objetivo de se utilizar termos equivalentes para substituir os nomes que eles indicam?







































14 de setembro de 2010

Atividade proposta pelo professor - Carlos Alberto Souza E.M.E.F. Profº Lúcio Martins

 

ATIVIDADE DE REVISÃO

Objetivo:
- rever os conceitos de aplicação gramatical e textual estudados até o momento.
Estratégia:
- leitura individual e coletiva do texto;
- discussão coletiva sobre as informações explícitas e implícitas do texto;
- exercícios sobre questões textuais e gramaticais;
- dramatização do texto.
Avaliação:
Participação na solução dos exercícios e nas demais atividades propostas.

TEXTO:   NA PONTA DO NARIZ

Tiago chateado chegou perto da mãe, dizendo que estava com um problema muito grave e justo no dia em que Daniela, a menina mais bonita da turma ia visitá-lo. Dona Iara tentou acalmá-lo,   explicando que muitos garotos já passaram pelo mesmo problema.
Quando a mãe, dando por resolvido o problema, ia se afastando, Tiago voltou à carga:
- Se a senhora pensa que está me convencendo, enganou-se. E não vá saindo de mansinho, que meu problema ainda não está resolvido.
Ela quase riu. Disposta a continuar a conversa com o filho, dona Iara aproximou-se dele:
- Está bem, Tiago. Vamos resolver seu problema!
- Como?
- Não sei. Talvez passando um pó... ou algo parecido.
- Você está louca?
- Um pedaço de esparadrapo ou band-aid.
- Ficou pior.
- Quer que eu te leve ao médico?
- Também não é tão grave assim!
- Que tal pegar um lençol e fazer dois furos?
- Gozação, mãe? Eu tô sofrendo!
Ela não respondeu. Silêncio. Momento de decisão.
- Você quer que eu resolva? (mostrando os polegares) Resolvo já. Venha cá e pare com isso de uma vez!
Nesse momento,    um   som   estridente   de    campainha     invadiu o  cômodo onde   conversavam, interrompendo-os.
- Chiii... É ela!
Silêncio.
De novo a campainha irritante.
- Quer que eu vá lá e diga que você não está?... Que você não está bem e não pode fazer o trabalho?...
Ele arregalou os olhos e respondeu apressadamente:
- De jeito nenhum! Por nada deste mundo!
Em seguida foi ao banheiro, aproximou-se do espelho e mirou-se desanimado. Seu rosto redondo, cheio de saúde, apareceu refletido no cristal. E ali, bem na ponta de seu nariz, bem   vermelha,   redonda e exibida, uma enorme e primeira espinha a enfeitar-lhe a extremidade. Feito um vulcãozinho colorido; na ponta da estufada e redonda espinha vermelha, uma pontinha amarela. Bonita até, se não fosse no nariz dele.
Tiago respirou fundo, acariciou levemente a saliência e saiu em direção à porta.
- Com espinha ou sem espinha, lá vou eu.
E foi. Carregando consigo seu enorme problema, uma primeira e saliente espinha na ponta do nariz. Junto do problema, uma grande delícia: fazer um trabalho de classe com a menina mais querida da turma.
            

                 Edson Gabriel Garcia. Meninos e meninas; emoções, sentimentos e descobertas. São Paulo, Loyola, 1992.

COMPREENSÃO DO TEXTO:

1. Quem são as personagens da história?
R- _________________________________________________________________
2. O que havia de diferente no corpo de Tiago?
R- _________________________________________________________________
3. Por que Tiago se preocupou tanto?

R- _________________________________________________________________


 4. Assinale a alternativa correta de cada item:
a. “Quando a mãe, dando por resolvido o problema, ia se afastando, Tiago voltou à carga”.
A expressão em destaque, no trecho acima, significa:
( ) Tiago recomeçou a falar sobre o mesmo assunto.
( ) Tiago voltou e pegou algo pesado.
( ) Tiago começou a chorar.
( ) Tiago resolveu espremer a grande espinha.
( ) Todas as alternativas estão corretas.

b. “Tiago respirou fundo, acariciou levemente a saliência e saiu em direção à porta”.
Respirar fundo, no trecho acima, significa:
( ) Encher os pulmões de ar.
( ) Criar coragem.
( ) Prender a respiração.
( ) Pensou muito.
( ) Todas as alternativas estão erradas.

5. O que fez com que Tiago enfrentasse o problema?
R - __________________________________________________________________

6. Na frase “Ele arregalou os olhos e respondeu apressadamente:”, as palavras sublinhadas são:
a)    Substantivo e verbo
b)    Adjetivo e verbo
c)    Substantivo e adjetivo
d)    Pronome e verbo
7. Escreva descrição ou narração:
a. Texto que possui uma seqüência de fatos, revelando um acontecimento num determinado tempo. R- _________________
b. Texto que mostra as características de um ser que podem estar relacionadas ao aspecto físico ou modo de ser.R- ________________

8. Escreva se os trechos abaixo são descritivos ou narrativos:
a. “Seu rosto redondo, cheio de saúde,...” R-  ___________________
b. “Dona Iara tentou acalmá-lo, explicando que muitos garotos já passaram pelo mesmo problema.” R- ___________________
c. “Disposta a continuar a conversa com o filho, dona Iara aproximou-se dele.”            R- _____________
d. “Feito um vulcãozinho colorido, na ponta da estufada e redonda espinha vermelha, uma pontinha amarela.” R- ____________________

9. Leia os verbetes abaixo e circule o significado adequado para cada contexto abaixo:

 a. No final, o mocinho sempre vence.
mocinho – sm.1.Diminutivo de moço. 2. herói de histórias ou filmes que enfrenta bandidos e acaba vencendo.
b. Sessenta pessoas preencheram o formulário médico.
formulário – sm.1. Documento que deve ser preenchido. 2. Livro de fórmulas .

10. Escreva V para verdadeiro e F para falso.
No dicionário:
( ) descobrir vem antes de descer.
( ) terminar vem antes de terremoto.
( ) grave vem depois de grana.
( ) barato vem antes de banho.

11. Leia o verbete abaixo:

COSCORÃO – s.m. 1. Bolo de farinha e ovos, frito com azeite e passado por calda de açúcar. 2. Sonho (doce). 3. Casca de ferida.

a. O que significa a sigla s.m.?

_______________________________________________________________
b. O que indicam os números 1, 2 e 3?
_______________________________________________________________

12. Relacione as palavras à definição correta:
    Adjetivos      -   Substantivos        - verbos

 R- _________________ palavras que dão nome às coisas, elementos da natureza,  objetos,sentimentos e tantos outros.

R- _________________ conferem aos substantivos qualidades positivas ou negativas. 

R- _________________ indicam movimento, mudança de alguma situação.

13. Circule os adjetivos e  escreva abaixo os substantivos:
a. O cafezinho está quente e gostoso.                    Subst.________________________________

b. Aquela pequena menina é bondosa.                 Subst.________________________________
c. O portão vermelho está estragado.                  Subst.________________________________
d. Meu anel é novo, brilhante e muito bonito.   Subst.________________________________

14. Marque as frases que têm verbos:
( ) Que notícia maravilhosa!
( ) Mamãe fez bolinhos.
( ) O cavalo galopa no pasto.
( ) Meu time é campeão.
( ) Até que enfim!
( ) Bravo! Bravo!
( ) Vocês são irritantes.
( ) Ah! Que delícia!

15. Reescreva as frases substituindo as palavras em grifadas por um sinônimo:
a. Gosto de ficar em minha moradia sozinha.

_______________________________________________________________
b. Mamãe utiliza o avental na cozinha.
R- ___________________________________________________________

16. Reescreva as frases substituindo as palavras em destaque por um antônimo:
a. A ida ao exterior foi maravilhosa!

R- _____________________________________________________________
b. Ela ficou triste com aquele monte de mentiras que ouviu de seu inimigo.

R- _______________________________________________

8 de setembro de 2010

Gênero – HQ


1)      Este texto nos faz lembrar uma história bem conhecida. Qual é a história?


2)      O que nos faz reconhecer, nessa história do Cascão, a outra história?


Repare que a história clássica, aquela que nós conhecemos, é contada apenas por meio de imagens. Somente o último quadrinho apresenta texto verbal.


3)      Observe o titulo da história: “Cascão”. Você acha que é um título adequando ao texto? Por quê?


4)      Uma das cenas da história do Cascão é diferente das outras: não forma um quadrinho, nem apresenta traços de cenário (o desenho da praia). Em sua opinião, por que essa cena é diferente?


Observe cuidadosamente a cena abaixo e as explicações dadas para os traços do desenho.



 
5)      Agora, imagine o que o lobo está pensando. Escreva abaixo o que você escreveria no balão.


Leia o quadrinho abaixo:



Responda as seguintes questões relacionadas ao quadrinho:
6)      O que indicam as expressões dos rostos da Mônica e do Cebolinha?


7)      Por que o Cascão está feliz?


8)      O que indicam a posição, os gestos e o movimento do Cascão?



9)      Você acha que, ao ler essa tirinha, o leitor vai reconhecer a mesma história clássica do lobo e os três porquinhos? Por quê?

10)      Pense no suporte em que o texto foi publicado: o caderno de um jornal que traz anúncios classificados de imóveis. Em sua opinião, por que essa tirinha foi utilizada nesse tipo de suporte?


A intenção do autor da HQ geralmente é divertir, entreter, fazer humor. Nas tirinhas, fica bem evidente essa intenção de provocar o riso.

11)      Releia a tirinha e observe bem o que o porquinho disse. Você acha que essa fala provoca o riso do leitor? Por quê?


Em vários jornais e revistas, as tirinhas, além de provocarem o riso, são também utilizadas para chamar a atenção do leitor para assuntos da atualidade, e ainda para convencê-lo a tomar atitudes, a mudar de comportamento, a comprar produtos etc.





1 de setembro de 2010

Gênero – Conversa Informal

Leia a transcrição de uma conversa entre uma criança de dois anos e nove meses, sua avó e sua babá.

– Filhinha, você quer ir pra escolinha com a vovó? (fala da avó).
– Eu vô ( vou) com o papai, porque o carro dele é mais gande.
– Uai, Sofia, o carro da vovó é muito maior... (fala da babá).
– Não, o carro do papai é mais bonito.
– Mas, Sofia, o carro da vovó é novinho... (fala da babá).
– Eu vô (vou) no carro do papai porque o carro dele é todo azulzinho e combina com a roupa da escolinha...
– Vamos, filhinha, o papai chegou. Põe a roupinha.
– Eu não sabo pô, não, vovó. Me ajuda, vovó.

1) Quais são os traços do dialeto infantil observados nessa conversa?
2) Você pode supor por que a criança quer ir à escola com o pai?
3) Você acha que houve uma evolução nos argumentos da criança?
4) Que intenção tinha a babá, ao contrapor argumentos à fala da criança?