1) Este
texto nos faz lembrar uma história bem conhecida. Qual é a história?
2) O
que nos faz reconhecer, nessa história do Cascão, a outra história?
Repare
que a história clássica, aquela que nós conhecemos, é contada apenas por meio
de imagens. Somente o último quadrinho apresenta texto verbal.
3) Observe
o titulo da história: “Cascão”. Você acha que é um título adequando ao texto? Por
quê?
4) Uma
das cenas da história do Cascão é diferente das outras: não forma um quadrinho,
nem apresenta traços de cenário (o desenho da praia). Em sua opinião, por que
essa cena é diferente?
Observe
cuidadosamente a cena abaixo e as explicações dadas para os traços do desenho.
5) Agora,
imagine o que o lobo está pensando. Escreva abaixo o que você escreveria no
balão.
Leia o quadrinho abaixo:
Responda as seguintes questões relacionadas ao quadrinho:
6) O
que indicam as expressões dos rostos da Mônica e do Cebolinha?
7) Por
que o Cascão está feliz?
8) O
que indicam a posição, os gestos e o movimento do Cascão?
9) Você
acha que, ao ler essa tirinha, o leitor vai reconhecer a mesma história clássica
do lobo e os três porquinhos? Por quê?
10) Pense
no suporte em que o texto foi publicado: o caderno de um jornal que traz
anúncios classificados de imóveis. Em sua opinião, por que essa tirinha foi
utilizada nesse tipo de suporte?
A intenção
do autor da HQ geralmente é divertir, entreter, fazer humor. Nas tirinhas, fica
bem evidente essa intenção de provocar o riso.
11) Releia
a tirinha e observe bem o que o porquinho disse. Você acha que essa fala
provoca o riso do leitor? Por quê?
Em vários
jornais e revistas, as tirinhas, além de provocarem o riso, são também utilizadas
para chamar a atenção do leitor para assuntos da atualidade, e ainda para
convencê-lo a tomar atitudes, a mudar de comportamento, a comprar produtos etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário