Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

8 de setembro de 2010

Gênero – HQ


1)      Este texto nos faz lembrar uma história bem conhecida. Qual é a história?


2)      O que nos faz reconhecer, nessa história do Cascão, a outra história?


Repare que a história clássica, aquela que nós conhecemos, é contada apenas por meio de imagens. Somente o último quadrinho apresenta texto verbal.


3)      Observe o titulo da história: “Cascão”. Você acha que é um título adequando ao texto? Por quê?


4)      Uma das cenas da história do Cascão é diferente das outras: não forma um quadrinho, nem apresenta traços de cenário (o desenho da praia). Em sua opinião, por que essa cena é diferente?


Observe cuidadosamente a cena abaixo e as explicações dadas para os traços do desenho.



 
5)      Agora, imagine o que o lobo está pensando. Escreva abaixo o que você escreveria no balão.


Leia o quadrinho abaixo:



Responda as seguintes questões relacionadas ao quadrinho:
6)      O que indicam as expressões dos rostos da Mônica e do Cebolinha?


7)      Por que o Cascão está feliz?


8)      O que indicam a posição, os gestos e o movimento do Cascão?



9)      Você acha que, ao ler essa tirinha, o leitor vai reconhecer a mesma história clássica do lobo e os três porquinhos? Por quê?

10)      Pense no suporte em que o texto foi publicado: o caderno de um jornal que traz anúncios classificados de imóveis. Em sua opinião, por que essa tirinha foi utilizada nesse tipo de suporte?


A intenção do autor da HQ geralmente é divertir, entreter, fazer humor. Nas tirinhas, fica bem evidente essa intenção de provocar o riso.

11)      Releia a tirinha e observe bem o que o porquinho disse. Você acha que essa fala provoca o riso do leitor? Por quê?


Em vários jornais e revistas, as tirinhas, além de provocarem o riso, são também utilizadas para chamar a atenção do leitor para assuntos da atualidade, e ainda para convencê-lo a tomar atitudes, a mudar de comportamento, a comprar produtos etc.





Nenhum comentário: