Leia a transcrição de uma conversa entre uma criança de dois anos e nove meses, sua avó e sua babá.
– Filhinha, você quer ir pra escolinha com a vovó? (fala da avó).
– Eu vô ( vou) com o papai, porque o carro dele é mais gande.
– Uai, Sofia, o carro da vovó é muito maior... (fala da babá).
– Não, o carro do papai é mais bonito.
– Mas, Sofia, o carro da vovó é novinho... (fala da babá).
– Eu vô (vou) no carro do papai porque o carro dele é todo azulzinho e combina com a roupa da escolinha...
– Vamos, filhinha, o papai chegou. Põe a roupinha.
– Eu não sabo pô, não, vovó. Me ajuda, vovó.
1) Quais são os traços do dialeto infantil observados nessa conversa?
2) Você pode supor por que a criança quer ir à escola com o pai?
3) Você acha que houve uma evolução nos argumentos da criança?
4) Que intenção tinha a babá, ao contrapor argumentos à fala da criança?
Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa
"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey
Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com
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Diretoria de Ensino Fundamental
Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.
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