ATIVIDADE DE REVISÃO
Objetivo:
- rever os conceitos de aplicação
gramatical e textual estudados até o momento.
Estratégia:
- leitura individual e coletiva do
texto;
- discussão coletiva sobre as
informações explícitas e implícitas do texto;
- exercícios sobre questões textuais e
gramaticais;
- dramatização do texto.
Avaliação:
Participação na solução dos exercícios
e nas demais atividades propostas.
TEXTO: NA PONTA DO NARIZ
Tiago
chateado chegou perto da mãe, dizendo que estava com um problema muito grave e
justo no dia em que Daniela, a menina mais bonita da turma ia visitá-lo. Dona
Iara tentou acalmá-lo, explicando que muitos garotos já passaram pelo
mesmo problema.Quando a mãe, dando por resolvido o problema, ia se afastando, Tiago voltou à carga:
- Se a senhora pensa que está me convencendo, enganou-se. E não vá saindo de mansinho, que meu problema ainda não está resolvido.
Ela quase riu. Disposta a continuar a conversa com o filho, dona Iara aproximou-se dele:
- Está bem, Tiago. Vamos resolver seu problema!
- Como?
- Não sei. Talvez passando um pó... ou algo parecido.
- Você está louca?
- Um pedaço de esparadrapo ou band-aid.
- Ficou pior.
- Quer que eu te leve ao médico?
- Também não é tão grave assim!
- Que tal pegar um lençol e fazer dois furos?
- Gozação, mãe? Eu tô sofrendo!
Ela não respondeu. Silêncio. Momento de decisão.
- Você quer que eu resolva? (mostrando os polegares) Resolvo já. Venha cá e pare com isso de uma vez!
Nesse momento, um som estridente de campainha invadiu o cômodo onde conversavam, interrompendo-os.
- Chiii... É ela!
Silêncio.
De novo a campainha irritante.
- Quer que eu vá lá e diga que você não está?... Que você não está bem e não pode fazer o trabalho?...
Ele arregalou os olhos e respondeu apressadamente:
- De jeito nenhum! Por nada deste mundo!
Em seguida foi ao banheiro, aproximou-se do espelho e mirou-se desanimado. Seu rosto redondo, cheio de saúde, apareceu refletido no cristal. E ali, bem na ponta de seu nariz, bem vermelha, redonda e exibida, uma enorme e primeira espinha a enfeitar-lhe a extremidade. Feito um vulcãozinho colorido; na ponta da estufada e redonda espinha vermelha, uma pontinha amarela. Bonita até, se não fosse no nariz dele.
Tiago respirou fundo, acariciou levemente a saliência e saiu em direção à porta.
- Com espinha ou sem espinha, lá vou eu.
E foi. Carregando consigo seu enorme problema, uma primeira e saliente espinha na ponta do nariz. Junto do problema, uma grande delícia: fazer um trabalho de classe com a menina mais querida da turma.
Edson Gabriel Garcia. Meninos e meninas; emoções, sentimentos e descobertas. São Paulo, Loyola, 1992.
COMPREENSÃO DO TEXTO:
1. Quem são
as personagens da história? R- _________________________________________________________________
2. O que havia de diferente no corpo de Tiago?
R- _________________________________________________________________
3. Por que Tiago se preocupou tanto?
R- _________________________________________________________________
4. Assinale a alternativa correta de cada item:
a. “Quando a mãe, dando por resolvido o problema, ia se afastando, Tiago voltou à carga”.
A expressão em destaque, no trecho acima, significa:
( ) Tiago recomeçou a falar sobre o mesmo assunto.
( ) Tiago voltou e pegou algo pesado.
( ) Tiago começou a chorar.
( ) Tiago resolveu espremer a grande espinha.
( ) Todas as alternativas estão corretas.
b. “Tiago respirou fundo, acariciou levemente a saliência e saiu em direção à porta”.
Respirar fundo, no trecho acima, significa:
( ) Encher os pulmões de ar.
( ) Criar coragem.
( ) Prender a respiração.
( ) Pensou muito.
( ) Todas as alternativas estão erradas.
5. O que fez com que Tiago enfrentasse o problema?
R - __________________________________________________________________
6. Na frase “Ele arregalou os olhos e respondeu apressadamente:”, as palavras sublinhadas são:
a)
Substantivo
e verbo
b)
Adjetivo
e verbo
c)
Substantivo
e adjetivo
d)
Pronome
e verbo
7. Escreva
descrição ou narração: a. Texto que possui uma seqüência de fatos, revelando um acontecimento num determinado tempo. R- _________________
b. Texto que mostra as características de um ser que podem estar relacionadas ao aspecto físico ou modo de ser.R- ________________
8. Escreva se os trechos abaixo são descritivos ou narrativos:
a. “Seu rosto redondo, cheio de saúde,...” R- ___________________
b. “Dona Iara tentou acalmá-lo, explicando que muitos garotos já passaram pelo mesmo problema.” R- ___________________
c. “Disposta a continuar a conversa com o filho, dona Iara aproximou-se dele.” R- _____________
d. “Feito um vulcãozinho colorido, na ponta da estufada e redonda espinha vermelha, uma pontinha amarela.” R- ____________________
9. Leia os verbetes abaixo e circule o significado adequado para cada contexto abaixo:
a. No final, o mocinho sempre vence.
mocinho – sm.1.Diminutivo de moço. 2. herói de histórias ou filmes que enfrenta bandidos e acaba vencendo.
b. Sessenta pessoas preencheram o formulário médico.
formulário – sm.1. Documento que deve ser preenchido. 2. Livro de fórmulas .
10. Escreva V para verdadeiro e F para falso.
No dicionário:
( ) descobrir vem antes de descer.
( ) terminar vem antes de terremoto.
( ) grave vem depois de grana.
( ) barato vem antes de banho.
11. Leia o verbete abaixo:
COSCORÃO – s.m. 1. Bolo de farinha e ovos, frito com azeite e passado por calda de açúcar. 2. Sonho (doce). 3. Casca de ferida.
a. O que significa a sigla s.m.?
_______________________________________________________________
b. O que indicam os números 1, 2 e 3?
_______________________________________________________________
12. Relacione as palavras à definição correta:
Adjetivos - Substantivos - verbos
R- _________________ palavras que dão nome às coisas, elementos da natureza, objetos,sentimentos e tantos outros.
R- _________________ conferem aos substantivos qualidades positivas ou negativas.
R- _________________ indicam movimento, mudança de alguma situação.
13. Circule os adjetivos e escreva abaixo os substantivos:
a. O cafezinho está quente e gostoso. Subst.________________________________
b. Aquela pequena menina é bondosa. Subst.________________________________
c. O portão vermelho está estragado. Subst.________________________________
d. Meu anel é novo, brilhante e muito bonito. Subst.________________________________
14. Marque as frases que têm verbos:
( ) Que notícia maravilhosa!
( ) Mamãe fez bolinhos.
( ) O cavalo galopa no pasto.
( ) Meu time é campeão.
( ) Até que enfim!
( ) Bravo! Bravo!
( ) Vocês são irritantes.
( ) Ah! Que delícia!
15. Reescreva as frases substituindo as palavras em grifadas por um sinônimo:
a. Gosto de ficar em minha moradia sozinha.
_______________________________________________________________
b. Mamãe utiliza o avental na cozinha.
R- ___________________________________________________________
16. Reescreva as frases substituindo as palavras em destaque por um antônimo:
a. A ida ao exterior foi maravilhosa!
R- _____________________________________________________________
b. Ela ficou triste com aquele monte de mentiras que ouviu de seu inimigo.
R- _______________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário