Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

8 de novembro de 2010

Gênero - Resumo

Primeiro Capítulo
Os indígenas: testemunhos da mãe terra
Leonardo Boff

(…)

3. As línguas Indígenas

A classificação mais comum que se faz dos povos é pelas línguas que falam. Entre os povos indígenas do Brasil há uma das proliferações lingüísticas mais significativas da história da humanidade. Em 1550, as terras brasileiras abrigavam cerca de cinco milhões de indígenas, agrupados em 1.400 povos, falando 1.330 línguas. Hoje, devido à dizimação ocorrida em quinhentos anos, sobraram apenas 180 grupos étnicos, havendo, portanto, uma perda de mais de 1.000 línguas (85%).]

Boff,L., O casamento entre o Céu e a Terra. São Paulo: Salamandra, 2000.

a) Na localidade ou na região em que você mora e leciona, existem comunidades indígenas?  Considerando o que conhece sobre as culturas indígenas brasileiras, responda às seguintes perguntas: Quais são seus costumes, que língua falam? Esta língua é escrita? As crianças vão para a escola na própria aldeia?
b) Reflita sobre o papel da cultura indígena em nossa identidade nacional, indique tradições, festas, histórias/lendas, palavras, alimentação que você conhece.
c) Como você vê a questão indígena no Brasil? Considere a luta pela terra e os direitos indígenas e escreva um breve texto sobre o tema.

Vamos, neste momento, focar sua produção textual.

d) Como planejou o texto?
e) Que decisões tomou enquanto escrevia?
f) Revisou algum elemento ou trecho(s) durante a escrita? Se sim, liste-o(s) abaixo.
g) Revise o texto, comparando o que escreveu com suas intenções iniciais, verificando se há inadequações. Defina, se for o caso, o problema e decida o que fazer e como. Lembre-se de que você pode marcar no próprio texto que escreveu (item d) as mudanças, ao relê-lo. Reescreva-o, abaixo.

Nenhum comentário: