Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

29 de novembro de 2010

Matéria do Soletra no JORNAL VICENTINO

 SOLETRA SÃO VICENTE TEM UM VENCEDOR


     O estudante Guilherme Ferreira da Silva, de 14 anos, é o vencedor da primeira edição do concurso Soletra São Vicente. Além do troféu, o aluno da Emef Vera Lúcia Machado Massis ganhou uma viagem, com acompanhante, para o Parque Beto Carreiro World. A professora Lindalva, responsável pelo estudante na competição, foi condecorada com um notebook.
     Iniciado em junho e com pouco mais de 4.500 alunos inscritos, o concurso chegou a três finalistas na quinta-feira (25). Guilherme ficou com o título, seguido por Lucas Lima da Silva, da Emef Jorge Bierrembach, e Victoria Bispo de Oliveira, da Emef Lúcio Martins. Os estudantes receberam uma bolsa de estudos de Inglês ou Espanhol.
     De acordo com Guilherme, sua preparação para a disputa de soletração foi intensa durante os últimos meses. “Venho me dedicando desde junho. Com todo meu esforço, consegui chegar à final, o que já foi algo maravilhoso. Depois de soletrar a primeira palavra, o nervosismo ficou de lado e caminhei confiante até o final”, explica.
     Intitulado por seus professores como um aluno sossegado e concentrado em sala de aula, o vencedor acredita que tais características lhe ajudaram durante a decisão do concurso. “Apesar do frio na barriga, tentei manter meu foco. Minha concentração, aliada ao apoio da torcida, foi muito importante para esta conquista. Dedico este título aos meus amigos da escola”, conta.
     Guilherme soletrou 8 palavras no duelo final, e o título veio após um erro de Lucas, que acrescentou um hífen na palavra “mandachuva”, acento incorreto devido à nova reforma ortográfica.
     “Não vejo a hora de ir para o Beto Carreiro World. Quero curtir essa viagem, pois será mais um momento feliz da minha vida, assim como essa vitória no Soletra São Vicente”, comemora Guilherme.
     Para a secretária de Educação, Tânia Simões, o concurso destacou o espírito de competitividadade dos alunos. “A competição foi um momento de aprendizado para todos, inclusive para nós educadores. Ver a dedicação destes jovens foi algo gratificante”, salienta.
     O prefeito Tercio Garcia, por sua vez, ressaltou a “inteligência emocional” dos finalistas, fator que, segundo ele, é requisitado atualmente. “A inteligência emocional é exigida nos dias de hoje, uma vez que o mundo está cada vez mais competitivo. Os alunos mostraram esta qualidade, além de muito equilíbrio. Todos estão de parabéns”, diz.
     Ainda de acordo com Tercio, o concurso continuará pelos próximos anos. “O Soletra São Vicente foi um sucesso. Promovemos a inteligência de nossos alunos e, sem dúvida, cada vez mais estudante vão querer participar das próximas edições”, finaliza.
     Além do prefeito Tercio Garcia e da secretária Tânia Simões, o vereador Caio França também participou da cerimônia de entrega dos prêmios.
     Inspirado no quadro Soletrando, do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, a competição foi organizada pela Secretaria de Educação objetivando o conhecimento da Língua Portuguesa por meio de um aprendizado decontraído e estimulante.

Nenhum comentário: