Grade de avaliação – crônica
Professor: depois da
leitura dos textos, cabe a você ler e avaliar a cada um tomando por base esta
grade de avaliação, a mesma utilizada pelos alunos. O professor tem total
liberdade para definir o quadro de pontuação de cada item a ser avaliado.
- Gênero de texto: crônica
- Objetivo: elaborar uma crônica, gênero que mescla texto literário e jornalístico.
- Tema: produzir uma crônica com base em uma imagem tirada do cotidiano.
- Contexto:
·
Autor/enunciador: aluno de 8º ano.
·
Destinatário: colegas, professor,
supostamente, leitores de um jornal do bairro.
·
Objetivo: criar uma crônica sobre o tema
proposto.
·
Suporte: folha de redação e,
posteriormente, jornal.
Avaliando o
texto produzido:
Conteúdo
( ) Você criou uma crônica coerente com a
proposta de produção?
( ) Desenvolveu o tema proposto?
( ) O título combinou com o texto?
( ) Foi introduzido um fato do cotidiano, um
flagrante do dia-a-dia?
( ) Você criou uma narrativa? Há personagens,
fato, tempo, espaço e narrador?
( ) Seu texto tem humor, ironia e/ou crítica?
Organização (layout)
( ) O título está centralizado?
( ) Aparece o nome do enunciador?
( ) O texto está dinâmico e breve?
( ) O texto está escrito em parágrafos, as
linhas são ocupadas de uma margem a outra?
Coerência e coesão
( ) Há continuidade de sentidos em seu texto?
( ) Você repetiu palavras ou usou pronomes,
sinônimos, advérbios para retomá-las em seu texto?
( ) Repetiu palavras como daí, então, aí para articular as frases entre si? Ou usou outros
recursos para estabelecer relações entre as frases e parágrafos, tais como
conjunções e pronomes?
Marcas linguísticas e
enunciativas
( ) Empregou expressões que marcam a presença
do narrador, e, portanto, seus sentimentos, suas opiniões?
( ) Empregou modos e tempos verbais adequados
aos relatos de fatos passados pontuais e ao relato dos fatos no momento da
narrativa?
Aspectos formais
( ) Usou linguagem formal ou informal,
ajustada à situação?
Apanhado
das crônicas
Preencha
o quadro sobre os textos lidos para ter uma visão geral:
Título e autor
|
Tema e cenário
|
Situação retratada
|
Tom do texto e foco narrativo
|
Destinatário
possível
|
Professor: o
quadro acima pretende mostrar ao aluno que a crônica pode abordar vários temas
e cenários, mas a maioria vinculado ao cotidiano. Visa a mostrar também que o
gênero crônica pode assumir diferentes tons de narrativa.
Quadro-síntese
do gênero
A
fim de reunir e esquematizar todo o estudo feito sobre o gênero crônica,
considere as afirmações do quadro dizendo sim ou não e justificando o não, tome
por base todos os textos lidos até agora. Ao terminar o quadro, você terá uma
noção organizada do gênero:
Sobre o gênero
|
Sim
|
Não
|
Justificativa
|
É
breve.
|
X
|
||
Confunde-se
com a notícia.
|
X
|
A crônica é um gênero híbrido: literário e jornalístico. Do jornal
só herda a relação com o tempo atual.
|
|
Tece
comentários e reflexões sobre flagrantes do dia-a-dia.
|
X
|
||
Relata
apenas fatos históricos.
|
X
|
A Crônica do dia-a-dia não tem compromisso com o fato histórico.
Pode ocorrer que um fato histórico dê origem a uma crônica, mas não será seu
relato o tema da crônica.
|
|
Registra
um fato datado.
|
X
|
||
É
um gênero jornalístico, portanto seu suporte pode ser apenas revistas e
jornais.
|
X
|
É um gênero jornalístico e literário, por isso pode aparecer em
jornais, revistas e livros também.
|
|
A
linguagem utilizada deve respeitar a norma culta da língua.
|
X
|
A crônica não se vale de um vocabulário sofisticado, ela tem na
simplicidade seu maior aliado. O vocabulário empregado é de âmbito coloquial.
|
|
Apresenta
uma visão pessoal do assunto escolhido.
|
X
|
||
Precisa
ter foco narrativo, espaço,
personagens, tempo,
enredo.
|
X
|
||
Tem
de ter humor e exagero.
|
X
|
Nem sempre a crônica terá humor e, aliado a ele, o exagero. Em vez
disso, pode se valer da ironia e da crítica fina.
|
A fim de definir o que são crônicas,
complete o quadro a seguir, usando as palavras abaixo:
|
As
crônicas são textos produzidos a partir de um fato real
, aparentemente sem importância, ocorrido no dia-a-dia.
Ao escreverem uma crônica, os autores
dão um enfoque diferente, novo, inusitado, a um fato, a uma conversa fiada, a
pequenos sentimentos, eternizando o que até então era comum
e momentâneo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário