Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

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Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

28 de março de 2011

Sequência Didática - Crônica - parte VI


Grade de avaliação – crônica
Professor: depois da leitura dos textos, cabe a você ler e avaliar a cada um tomando por base esta grade de avaliação, a mesma utilizada pelos alunos. O professor tem total liberdade para definir o quadro de pontuação de cada item a ser avaliado.

  1. Gênero de texto: crônica
  2. Objetivo: elaborar uma crônica, gênero que mescla texto literário e jornalístico.
  3. Tema: produzir uma crônica com base em uma imagem tirada do cotidiano.
  4. Contexto:
·         Autor/enunciador: aluno de 8º ano.
·         Destinatário: colegas, professor, supostamente, leitores de um jornal do bairro.
·         Objetivo: criar uma crônica sobre o tema proposto.
·         Suporte: folha de redação e, posteriormente, jornal.
Avaliando o texto produzido:

Conteúdo
(    ) Você criou uma crônica coerente com a proposta de produção?
(    ) Desenvolveu o tema proposto?
(    ) O título combinou com o texto?
(    ) Foi introduzido um fato do cotidiano, um flagrante do dia-a-dia?
(    ) Você criou uma narrativa? Há personagens, fato, tempo, espaço e narrador?
(    ) Seu texto tem humor, ironia e/ou crítica?

      Organização (layout)
(    ) O título está centralizado?
(    ) Aparece o nome do enunciador?
(    ) O texto está dinâmico e breve?
(    ) O texto está escrito em parágrafos, as linhas são ocupadas de uma margem a outra?
Coerência e coesão
(    ) Há continuidade de sentidos em seu texto?
(  ) Você repetiu palavras ou usou pronomes, sinônimos, advérbios para retomá-las em seu texto?
(   ) Repetiu palavras como daí, então, aí para articular as frases entre si? Ou usou outros recursos para estabelecer relações entre as frases e parágrafos, tais como conjunções e pronomes?



Marcas linguísticas e enunciativas
(  ) Empregou expressões que marcam a presença do narrador, e, portanto, seus sentimentos, suas opiniões?
(   ) Empregou modos e tempos verbais adequados aos relatos de fatos passados pontuais e ao relato dos fatos no momento da narrativa?

Aspectos formais
(    ) Usou linguagem formal ou informal, ajustada à situação?


















Apanhado das crônicas

Preencha o quadro sobre os textos lidos para ter uma visão geral:

Título e autor
Tema e cenário
Situação retratada
Tom do texto e foco narrativo
Destinatário
possível


















































Professor: o quadro acima pretende mostrar ao aluno que a crônica pode abordar vários temas e cenários, mas a maioria vinculado ao cotidiano. Visa a mostrar também que o gênero crônica pode assumir diferentes tons de narrativa.

Quadro-síntese do gênero

A fim de reunir e esquematizar todo o estudo feito sobre o gênero crônica, considere as afirmações do quadro dizendo sim ou não e justificando o não, tome por base todos os textos lidos até agora. Ao terminar o quadro, você terá uma noção organizada do gênero:

Sobre o gênero
Sim
Não
Justificativa
É breve.
X


Confunde-se com a notícia.


X
A crônica é um gênero híbrido: literário e jornalístico. Do jornal só herda a relação com o tempo atual.
Tece comentários e reflexões sobre flagrantes do dia-a-dia.


X


Relata apenas fatos históricos.



X
A Crônica do dia-a-dia não tem compromisso com o fato histórico. Pode ocorrer que um fato histórico dê origem a uma crônica, mas não será seu relato o tema da crônica.
Registra um fato datado.
    
X


É um gênero jornalístico, portanto seu suporte pode ser apenas revistas e jornais.



X
É um gênero jornalístico e literário, por isso pode aparecer em jornais, revistas e livros também.
A linguagem utilizada deve respeitar a norma culta da língua.






X
A crônica não se vale de um vocabulário sofisticado, ela tem na simplicidade seu maior aliado. O vocabulário empregado é de âmbito coloquial.
Apresenta uma visão pessoal do assunto escolhido.

X


Precisa ter foco narrativo, espaço,  personagens, tempo,
enredo.


X


Tem de ter humor e exagero.


X
Nem sempre a crônica terá humor e, aliado a ele, o exagero. Em vez disso, pode se valer da ironia e da crítica fina.


A fim de definir o que são crônicas, complete o quadro a seguir, usando as palavras abaixo:



Comum           dia-a-dia         momentâneo               real

 
 





     As crônicas são textos produzidos a partir de um fato real , aparentemente sem importância, ocorrido no dia-a-dia.
     Ao escreverem uma crônica, os autores dão um enfoque diferente, novo, inusitado, a um fato, a uma conversa fiada, a pequenos sentimentos, eternizando o que até então era comum e momentâneo.

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