Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

21 de março de 2011

Sequência Didática - Crônica - parte V


PRODUÇÃO FINAL

Professor: a produção final tem por objetivo verificar se seus alunos, por meio dos exercícios e das conversas, conseguiram apreender as características essenciais do gênero crônica e se desenvolveram técnicas de narração. Esse é um momento único, em que você se coloca em posição privilegiada para analisar o seu trabalho e o crescimento de sua turma.

Como foi visto nas crônicas lidas, as coisas mais banais do cotidiano são assunto para uma crônica. Então escolha situações do seu dia-a-dia, fotografe-as, separe uma imagem em especial e construa uma crônica com base nela. Depois a classe escolherá as melhores crônicas para serem enviadas à publicação de um jornal do bairro, também escolhido pela classe.

1ª etapa: preparação para a crônica
Saia a campo em busca de situações inusitadas, fatos interessantes, pessoas diferentes, acontecimentos dentro de casa, na rua, na escola, na condução; enfim, flagrantes do dia-a-dia que deem uma boa foto e assunto para uma crônica ainda melhor.
A imagem escolhida será o ponto de partida para a produção de sua crônica.
Adaptação: os alunos que não tiverem câmera fotográfica ou disponibilidade para a impressão da foto, podem recolher imagens de revista ou jornal.

2ª etapa: desenvolvendo um esquema
No dia marcado, você levará as imagens para a sala de aula. Pense em como trazer a vida retratada na foto para a crônica. Faça um esquema da crônica que irá escrever.
Exemplo de esquema:

- Narrador-observador ou narrador-personagem?
- Quem serão as personagens?
- Tom da narrativa: humorístico, irônico, crítico, lírico?
- Como será o enredo?
- Qual será o espaço?
- Em que tempo acontecerá?
- Como será o desfecho?

3ª etapa: a crônica, primeira versão
Agora que a crônica já foi planejada, mãos à obra. Use o tempo determinado pelo professor para produzir o texto com base no esquema feito anteriormente.

4ª etapa: produção final ou obra-prima
Este é o momento de analisar seu próprio texto, tomando por base a grade de avaliação, por meio dela, você poderá verificar os pontos positivos e negativos de seu texto e fazer as adaptações finais. É melhor que você corrija o texto antes do professor.

5ª etapa: leitura dos textos
Com os textos prontos, a sala se sentará em círculo e cada aluno mostrará sua foto e lerá seu texto para a classe. Nessa dinâmica, serão escolhidos os melhores textos ou, quem sabe, todos sejam selecionados para serem enviados para publicação.

Nenhum comentário: