PRODUÇÃO
FINAL
Professor: a produção
final tem por objetivo verificar se seus alunos, por meio dos exercícios e das
conversas, conseguiram apreender as características essenciais do gênero
crônica e se desenvolveram técnicas de narração. Esse é um momento único, em
que você se coloca em posição privilegiada para analisar o seu trabalho e o
crescimento de sua turma.
Como
foi visto nas crônicas lidas, as coisas mais banais do cotidiano são assunto
para uma crônica. Então escolha situações do seu dia-a-dia, fotografe-as,
separe uma imagem em especial e construa uma crônica com base nela. Depois a
classe escolherá as melhores crônicas para serem enviadas à publicação de um
jornal do bairro, também escolhido pela classe.
1ª etapa: preparação para a crônica
Saia
a campo em busca de situações inusitadas, fatos interessantes, pessoas
diferentes, acontecimentos dentro de casa, na rua, na escola, na condução;
enfim, flagrantes do dia-a-dia que deem uma boa foto e assunto para uma crônica
ainda melhor.
A
imagem escolhida será o ponto de partida para a produção de sua crônica.
Adaptação:
os alunos que não tiverem câmera fotográfica ou disponibilidade para a
impressão da foto, podem recolher imagens de revista ou jornal.
2ª etapa: desenvolvendo um esquema
No
dia marcado, você levará as imagens para a sala de aula. Pense em como trazer a
vida retratada na foto para a crônica. Faça um esquema da crônica que irá
escrever.
Exemplo
de esquema:
-
Narrador-observador ou narrador-personagem?
-
Quem serão as personagens?
-
Tom da narrativa: humorístico, irônico, crítico, lírico?
-
Como será o enredo?
-
Qual será o espaço?
-
Em que tempo acontecerá?
-
Como será o desfecho?
3ª etapa: a crônica, primeira
versão
Agora
que a crônica já foi planejada, mãos à obra. Use o tempo determinado pelo
professor para produzir o texto com base no esquema feito anteriormente.
4ª etapa: produção final ou
obra-prima
Este
é o momento de analisar seu próprio texto, tomando por base a grade de
avaliação, por meio dela, você poderá verificar os pontos positivos e negativos
de seu texto e fazer as adaptações finais. É melhor que você corrija o texto
antes do professor.
5ª etapa: leitura dos textos
Com
os textos prontos, a sala se sentará em círculo e cada aluno mostrará sua foto
e lerá seu texto para a classe. Nessa dinâmica, serão escolhidos os melhores
textos ou, quem sabe, todos sejam selecionados para serem enviados para
publicação.
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