Convite
Poesia
é
brincar com palavras
com
bola, papagaio, pião.
Só
que
bola,
papagaio, pião
de
tanto brincar
se
gastam.
As
palavras não:
quanto
mais se brinca
com
elas
mais
novas ficam.
Como
a água do rio
que
é água sempre nova.
Como
cada dia
que
é sempre um novo dia.
Vamos
brincar de poesia?
Paes, José Paulo. Poemas para brincar. São Paulo: Ática,
1990.
Falar de
poesia é retratar a beleza em versos e ritmar as palavras de tal forma que elas
dancem entre si. Ao ler o texto de José Paulo Paes, percebe-se essa
brincadeira, tanto com o uso das palavras como com as suas funções. A respeito
disso, reflita e responda:
1. O que o
poeta quer dizer com os versos “Poesia / é brincar com palavras”?
2. Pense no
estilo da poesia e responda: por que, ao contrário dos brinquedos
concretos,
as palavras ficam cada vez mais novas à medida que mais brincamos com elas?
3. O que o
autor quer dizer com o verso que descreve a água do rio em: ‘Como a água do rio que é água sempre nova. ’?
4. A
poesia apresenta uma ideia de renovação, de recomeço, como brincar com as
palavras para renová-las ou com o dia, para ser sempre novo. A ideia de
renovação mostra ao leitor que fazer poesia brincando é um processo novo, que
já se desprendeu de estilos rebuscados. E você, já brincou de poesia? Conte
sobre isso.
5. Pode-se
brincar com as palavras de várias maneiras. Ao propor a escrita de versos, o
autor se torna livre para jogar palavras e depois juntá-las, de modo que tenham
sentido e formem um texto. Há diversas possibilidades para isso ser feito.
Proponha
aos alunos formarem uma coletânea de palavras que pertençam ao mesmo campo
semântico, para depois lança-las no papel e trabalhar com as rimas e ritmos que
elas produzem entre si. É simples e divertido. Vamos
brincar de poesia?
Nenhum comentário:
Postar um comentário