Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

11 de abril de 2011

Gênero - Cartaz


1) (ENEM/2009) Os principais recursos utilizados para envolvimento e adesão do leitor à campanha institucional incluem:

A) o emprego de enumeração de itens e apresentação de títulos expressivos.
B) o uso de orações subordinadas condicionais e temporais.
C) o emprego de pronomes como “você” e “sua” e o uso do imperativo.
D) a construção de figuras metafóricas e o uso de repetição.
E) o fornecimento de número de telefone gratuito para contato.

RESPOSTA: "C". Questão que traz, implicitamente, o conteúdo de funções da linguagem. Todo texto publicitário se apóia no convencimento ao receptor/ouvinte/leitor para defender uma idéia, um produto ou fazer mudar de opinião. O uso dos elementos "você" e "sua", além do emprego do imperativo, caracteriza FUNÇÃO CONATIVA DA LINGUAGEM.



Nenhum comentário: