Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

2 de julho de 2012

Gênero - Entrevista


Fonte: SCHELP, Diogo. James Cameron: o visionário de Avatar. Revista Veja, São Paulo, edição 2160, 14 abr. 2010.
QUESTIONÁRIO   
1)     Sabendo que a entrevista foi publicada na revista Veja, qual o tipo de público esperado que a lerá?
2)     Quem é o entrevistado: James Cameron? Por que ele foi escolhido para essa entrevista? Levante hipóteses.
3)     Qual o contexto de produção da entrevista?
4)     Sabendo do contexto de produção, é possível fazer previsões acerca das respostas criadas pelo entrevistador? Comente.
5)     A foto de James Cameron é relevante para a entrevista? Comente.
6)     Como o entrevistador se refere a James Cameron? Retire exemplos do texto e discorra sobre a implicação de sentido dessa referência ao cineasta.
7)     Você consegue perceber algum tipo de relação nas perguntas propostas pelo entrevistador?
8)     Como explicar a coerência da pergunta “Avatar valoriza experiências sensoriais como entrar em uma floresta cheia de flores coloridas ou sentir a terra sob os pés nus. A humanidade esqueceu como apreciar essas sensações?” no contexto de produção da entrevista?
9)     Leia: “O senhor já comparou os índios brasileiros aos Na’vi, que, na ficção, vivem em perfeita harmonia com a natureza. A analogia não é exagerada?”. Nesta pergunta, podemos perceber alguma condução ideológica do entrevistador? Qual?
10) É sabido que a entrevista, qualquer que seja ela, usualmente é realizada oralmente. Depois ela pode ser transposta à modalidade escrita. Nesta entrevista é perceptível algum traço ou característica típica da oralidade? Se sim, identifique.
11) Como é feito o encadeamento das perguntas? Um tema “puxa” o outro?
12)  Na resposta “É simples assim” relativa à pergunta “O futuro da indústria cinematográfica é o 3D?” pode-se perceber o efeito de sentido irônico? Discorra.
13)  Na pergunta “Como foi perder o Oscar de melhor filme para Guerra ao Terror, um filme muito mais barato que o seu e ainda por cima dirigido por sua ex-mulher, Kathryn Bigelow?” liste o argumento decisivo, na opinião de Cameron, que fez com que Avatar não levasse o oscar de melhor filme.
14)  Podemos tirar alguma conclusão, a partir da entrevista, sobre o que pensa James Cameron acerca da vida humana ou da atual conjuntura social? Se sim, identifique os trechos que permitem, por meio de inferências, chegar a essa conclusão.