Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

25 de outubro de 2010

Gênero - Notícia

Os melhores amigos do homem
Uma experiência pequena, mas com resultados animadores está empolgando pesquisadores da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo. O trabalho, coordenado pelo Prof. Marcelo Ribeiro, consiste em usar animais para ajudar crianças deficientes mentais para melhorar o desempenho escolar.
As crianças cuidam de cabras, coelhos, peixes, etc. Durante as atividades, aprendem conceitos e desenvolvem habilidades de maneira fácil e divertida. Além da evolução no aprendizado, os pequenos ganham um sentimento que muitos nem sequer haviam experimentado: auto-estima.
Essa pequena sensação enche de alegria o coração do menino Leonardo Neves, 11anos, cada vez que ele monta o cavalo Pantanal. Tetraplégico de nascença (faltou oxigênio durante o parto), Leonardo hoje é capaz de feitos que, tempos atrás, eram inimagináveis.
Na verdade, o uso de animais no tratamento de várias doenças tem sido um recurso cada vez mais utilizado. Várias pesquisas demonstram que os bichos têm um fabuloso poder terapêutico. “Eles são remédios  vivos”, afirma a veterinária Hannelore Fuchs, uma das principais especialistas no assunto do País. De acordo com pesquisas do cientista Dennis Turner, professor da Universidade de Duke (Estados Unidos), por exemplo, o contato com animais ajuda a reduzir a pressão sangüínea, a diminuir os níveis de colesterol e de estresse.

Fragmento adaptado de ISTOÉ, 11/2/2004.

1. Qual é a tese desse texto?
2. Que contribuição dão as informações do primeiro parágrafo para a comprovação da tese?
3. Como o segundo parágrafo contribui para a comprovação da tese?
4. Destaque do terceiro parágrafo dois argumentos a favor da tese do texto.

18 de outubro de 2010

Gênero - HQ


1)      De acordo com o texto, no que Hagar acredita?
2)      Por que isso é surpreendente?
3)      Especialmente nos três últimos quadrinhos, como Helga reage às dúvidas de Hagar?
4)      Que forma de raciocínio lógico sustenta a relação: Hagar é como uma criança?
5)      Que título você poderia propor para a historinha?

11 de outubro de 2010

Gênero - Notícia

Em busca da longevidade
Enquanto – e quanto mais – a ciência aprimora suas pesquisas para desenvolver o segredo da imortalidade, não podemos descurar – hoje – das medidas necessárias a perseguir as que nos conduzem a uma vida longa e saudável.
A natureza concedeu a cada um de nós um conjunto de mecanismos que permite nos proteger e nos renovarmos constantemente, resistindo a todas as agressões, mesmo aquelas que não podemos evitar.
A velhice não pode ser catalogada como uma doença, nem pode se apresentar como um período de sofrimento e desilusão.
Se conduzirmos nossa existência através de um programa disciplinado no que refere à alimentação, a exercícios, ao estilo de vida, podemos chegar à longevidade com saúde e vitalidade.
É claro que a expectativa de vida não é a mesma nos países em que a taxa de mortalidade infantil é elevada, a assistência médica precária, a fome e a desnutrição evidentes e a condição sócio-econômica inconsciente.
Cumpre destacar aqui a diferença entre longevidade máxima e expectativa de vida. Aquela é um fenômeno ligado à espécie, e esta, uma condição decorrente dos avanços da medicina, da higiene e das possibilidades econômicas de cada um.
O nosso destino depende do binômio genético-ambiental: se nós pudermos identificar os indivíduos geneticamente vulneráveis e submetê-los a uma prevenção rigorosa, à erradicação dos fatores ambientais, possivelmente, em um futuro menos longínquo que possamos pensar, a uma correção de fatores genéticos, os conduziríamos a um envelhecimento saudável.
Dr. Ernesto Silva, AMBr revista, julho/2003. (com adaptações)


1)      Qual é a tese desse texto?
2)      Que argumentos são usados para comprovar a validade dessa tese?
3)      Que contribuições a ciência pode dar para conduzir a um envelhecimento saudável?
4)      Compare os textos da atividade 4 e da atividade 5: como estão organizados os argumentos em cada um?

4 de outubro de 2010

Gênero - Lista


1 - De que idéia o texto pretende convencer o leitor?
2 - Como o texto procura fazer isso?
3 - Como estão organizadas, em termos de estruturas lingüísticas, de tempos verbais, as
“recomendações”?
 4- Que comportamentos se esperam de um leitor convencido das idéias do texto?