Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

31 de agosto de 2010

Gênero – Tirinha

Experimente retirar a parte visual das duas tirinhas e levar em consideração apenas o diálogo verbal.






1) Qual das tirinhas continuaria permitindo compreender completamente a mensagem? Por quê?
2) Que informação ficaria perdida para o leitor se a segunda tirinha não mostrasse sinais visuais que retratam a situação de comunicação?
3) Como está construída a situação de humor na primeira tirinha?
4) E na segunda?

23 de agosto de 2010

Gênero – Publicidade


 


1. Vamos focalizar, primeiramente, a palavra “presente”.

a) Que significado(s) ela assume no texto?

b) Qual desses significados está mais ligado ao texto visual? Por quê?

c) Qual desses significados está mais ligado ao produto anunciado? Por quê?

d) Como pode o leitor interpretar esse jogo de sentidos, essas várias possibilidades de significação de uma palavra?

2. Por que nenhuma das duas linguagens (verbal e visual) é dispensável no texto?

3. Qual é o objetivo principal desse texto?






13 de agosto de 2010

Gênero: Poema


Trem de ferro

Café com pão
Café com pão
Café com pão

Virge Maria que foi isto maquinista?

Agora sim
Café com pão
Agora sim
Voa, fumaça
Corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo
Na fornalha
Que eu preciso
Muita força
Muita força
Muita força

Oô...

Foge, bicho
Foge, povo
Passa ponte
Passa poste
Passa pasto
Passa boi
Passa boiada
Passa galho
De ingazeira
Debruçada
No riacho
Que vontade
De cantar!

Oô ...

Quando me prendero
No canaviá
Cada pé de cana
Era um oficiá

Oô...

Menina bonita
Do vestido verde
Me dá tua boca
Pra matá minha sede

Oô...

Vou mimbora vou mimbora
Não gosto daqui
Nasci no sertão
Sou de Ouricuri

Oô...

Vou depressa
Vou correndo
Vou na toda
Que só levo
Pouca gente
Pouca gente
Pouca gente...

Bandeira, Manuel. Estrela da vida inteira. 2a. ed. Rio de Janeiro, José Olympio/INL, 1970.

Leia o poema de Manuel Bandeira. Para responder às perguntas, leia-o novamente. Se tiver o disco a que fizemos referência, permita que os alunos ouçam a música e comparem o efeito do texto nos dois modos de apresentação.

a) A leitura do poema lembra o ritmo de um trem em movimento. Em que versos o som das palavras mais se parece com o barulho do trem?

b) Pela sonoridade e pelo ritmo dos três primeiros versos do poema, sabemos que o trem de ferro já deu a partida, iniciando a viagem. O quarto verso, no entanto, é mais longo, e nele predomina o som dos ii: “Virge Maria que foi isso maquinista?”. Que ruído do trem este verso procura imitar?

c) A terceira estrofe indica que o trem adquiriu maior velocidade. Que palavras desta estrofe têm a função de mostrar o aumento da velocidade?

d) Observe o verso “Corre, cerca”. Explique como a cerca, que é um elemento sem vida, pode correr.

e) Na quarta estrofe, há dois versos iniciados com a palavra “foge” e seis com a palavra “passa”. A repetição destes verbos e o significado deles indicam que velocidade para o trem no trecho em questão?

f) O ritmo do poema acompanha o ritmo do trem. Releia a quinta estrofe e verifique: a velocidade do trem é maior ou menor do que no restante do poema? Qual a causa da mudança?

g) Na quinta estrofe o trem está preso num canavial e cada pé de cana lhe parece um oficial, isto é, um soldado. Quais as semelhanças entre o pé de cana e o oficial que permitem a Manuel Bandeira fazer essa comparação?

h) Quem é o eu que fala no poema? Qual o dialeto usado por ele? Que marcas lingüísticas desse dialeto aparecem no texto?

i) Manuel Bandeira é um dos precursores do Movimento Modernista na literatura brasileira, tendo participado da Semana da Arte Moderna de 1922. Foi professor de Literatura e um dos homens mais cultos de seu tempo. Tendo em vista essas informações sobre o poeta, justifique o uso do dialeto a que nos referimos na questão anterior.

2 de agosto de 2010

Gênero - Fotografia e Publicidade






























a) Que informações escritas você pode identificar nessas fotos?


b) Quais as funções da escrita nas imagens 1 e 2?

c) Além dos textos que utilizam a escrita alfabética, você constatou algum outro tipo de informação que não seja alfabética? Se sim, que elementos são vistos como não alfabéticos (números, símbolos, cores, padrões gráficos, etc). E qual o seu significado?

d) Quais as características desse texto? Para quem está endereçado?

e) Observe o comércio no local em que você vive e/ou trabalha: que tipo de informações os comerciantes escrevem nas fachadas de suas lojas? Dê três exemplos.