Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

26 de março de 2010

Vamos expandir a sua leitura!

Leia atentamente os textos a seguir e procure identificar, durante a leitura,
quais são as semelhanças entre os Textos A e B.

Texto A

Istambul
Os habitantes naturais de Istambul e seus arredores não mudaram desde a última era glacial. Eles são ricos em vida selvagem, com algumas espécies que não são encontradas em nenhuma outra parte da Terra. Mas agora, esta cidade histórica de 11 milhões de habitantes está em perigo. Sendo já uma megalópole, sua população vai dobrar até o ano de 2025 – coisa que não consigo imaginar! Favelas se espalham por toda parte incontrolável e ilegalmente. Elas poluem a água potável e colocam em risco a comunidade. Grandes projetos de construção destroem o meio ambiente porque não são bem planejados. O DKHD, fundo para a proteção da vida animal, iniciou o projeto Zona Verde para proteger os habitats naturais.

Birce Boga, 17 anos, Turquia. In: Missão Terra: O resgate do planeta.
Agenda 21, feita por crianças e jovens. ONU, 1998.

Texto B
Comida

Bebida é água
Comida é pasto
Você tem fome de quê?
Você tem sede de quê?
A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arte
A gente não quer só bebida
A gente quer bebida, diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida como a vida quer
Bebida é água 
Comida é pasto
Você tem fome de quê?
Você tem sede de quê?
A gente não quer só comer
A gente quer comer, quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer pra aliviar a dor
A gente não quer só dinheiro
A gente quer dinheiro e felicidade
A gente não quer só dinheiro
A gente quer inteiro e não pela metade
Titãs. Comida. Jesus não tem dentes no país dos banguelas, 1987, WEA, Faixa 8.

1) Após a leitura dos textos 1 e 2, você encontrou alguma semelhança? Qual?
2) O Texto A afirma que os habitats naturais de Istambul e seus arredores não mudaram há muito tempo. O que significa esta afirmação?
3) O segundo período do texto afirma que a cidade de Istambul está em perigo. Explique por que esse período começa com a expressão mas agora.
4) Que problemas da cidade são apresentados no Texto A? Que problemas das pessoas são apresentados no Texto B? Você percebe alguma relação entre estes problemas?

Atividade adquirida do Gestar II - Língua Portuguesa

Atividade - Leitura de Imagem - Cinema

Para ler o texto a seguir, você deverá recuperar na memória o maior número de informações conhecidas sobre esse assunto:


Observe o Cartaz do filme nacional “Se eu fosse você”, estreado por dois grandes atores contemporâneos: Glória Pires e Tony Ramos. Ao ler o cartaz, é possível perceber que a escolha para as cores utilizadas nos nomes dos atores e dos pronomes EU E VOCÊ, presentes no título do filme, foram intencionalmente empregadas.

a) Observe a imagem da mulher que segura um barbeador e do homem que segura um batom. O que essas imagens representam ao leitor?
b) A frase do cartaz “Você vai sair do cinema uma outra pessoa” pode ser compreendida de diferentes maneiras. Para você, qual seria a mudança que o cartaz está sugerindo que o filme provocaria nas pessoas?
c) Qual seria a influência desse cartaz para o expectador do filme?

Atividade adquirida do Gestar II - Língua Portuguesa