Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

26 de março de 2012

Verbal e não-verbal I

Ao trabalhar um texto, há a importância da análise dos recursos utilizados nele. No caso de uma HQ, por exemplo, a marcação das falas nos balões, as letras em caixa alta, a expressão facial das personagens apontam a intenção do autor que a produziu e da mensagem que pretende transmitir. Tendo em vista esse processo de interpretação, analise a história em quadrinhos a seguir e trabalhe com ela, conforme o que se pede.

Disponível em:http://rizomas.net/charges-sobre-educacao.html. Acesso en 23out.2011.

1. O texto apresentado na tirinha tem a intenção de mostrar que
a. é importante adquirir aparelhos com grande quantidade de memória, para garantir a segurança das informações recebidas.
b. é necessário substituir cada vez mais rápido o uso da memória humana pelos aparelhos eletrônicos, pois eles são muito mais eficientes.
c. é importante saber usar as novas tecnologias em nosso benefício, no entanto, o uso exagerado pode nos prejudicar ou causar problemas.
d. é vantajoso deixar de usar os aparelhos eletrônicos, pois eles trazem muitos prejuízos para a vida do homem moderno.


2. No penúltimo quadro do texto, é possível inferir que o homem foi
a. acreditado.
b. apoiado.
c. confrontado.
d. esquecido.

3. Leia o trecho a seguir, retirado da tirinha:
“Umas três ideias mequetrefes, no máximo!”
A palavra “mequetrefes”, que aparece no último quadro, pode ser interpretada como
a. brilhantes.
b. criativas.
c. grandes.
d. inúteis.

4. Em relação ao contexto da linguagem empregada na tirinha, nota-se que a personagem é ligada em:
a. sustentabilidade
b. profissão
c. tecnologia
d. turismo

5. Alguns vocábulos utilizados na HQ pertencem ao universo estrangeiro e já foram ambientadas na nossa língua materna. Qual das palavras a seguir não pertence ao universo chamado estrangeirismo?
a. laptop
b. mequetrefes
c. smartphone
d. pen-drive

19 de março de 2012

Brincando com poesias


Convite

Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
Paes, José Paulo. Poemas para brincar. São Paulo: Ática, 1990.


Falar de poesia é retratar a beleza em versos e ritmar as palavras de tal forma que elas dancem entre si. Ao ler o texto de José Paulo Paes, percebe-se essa brincadeira, tanto com o uso das palavras como com as suas funções. A respeito disso, reflita e responda:

1. O que o poeta quer dizer com os versos “Poesia / é brincar com palavras”?

2. Pense no estilo da poesia e responda: por que, ao contrário dos brinquedos
concretos, as palavras ficam cada vez mais novas à medida que mais brincamos com elas?

3. O que o autor quer dizer com o verso que descreve a água do rio em: ‘Como a água do rio que é água sempre nova. ’?

4. A poesia apresenta uma ideia de renovação, de recomeço, como brincar com as palavras para renová-las ou com o dia, para ser sempre novo. A ideia de renovação mostra ao leitor que fazer poesia brincando é um processo novo, que já se desprendeu de estilos rebuscados. E você, já brincou de poesia? Conte sobre isso.

5. Pode-se brincar com as palavras de várias maneiras. Ao propor a escrita de versos, o autor se torna livre para jogar palavras e depois juntá-las, de modo que tenham sentido e formem um texto. Há diversas possibilidades para isso ser feito.
Proponha aos alunos formarem uma coletânea de palavras que pertençam ao mesmo campo semântico, para depois lança-las no papel e trabalhar com as rimas e ritmos que elas produzem entre si. É simples e divertido. Vamos brincar de poesia?

12 de março de 2012

Gênero - poema

O relógio
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa a hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Tic-tac...
MORAES, Vinícius de. A arca de Noé. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1989.
1. De que trata o poema? Você gostou dele? Por quê?
2. O que lembra o poema?
3. O ritmo do poema Valsinha (aula 1) lembra o ritmo da valsa. E o poema O relógio que ritmo lembra?
4. Por que a expressão tic-tac é repetida nos três últimos versos?
5. A passagem do tempo deixa o relógio satisfeito? Como é possível perceber isso?