Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

7 de novembro de 2011

Gênero - Fotografia


Você vai trabalhar agora com uma fotografia de um dos mais prestigiados fotógrafos do mundo: o brasileiro Sebastião Salgado. Em todo o seu trabalho, sua máquina procura registrar os marginalizados  do Brasil e do mundo inteiro. Em  Terra, as fotos são de brasileiros na sua relação e luta pela terra e pelo trabalho. Observe as crianças e a professora da fotografia e depois responda:


1)     1)  Cenas como essa, que apresentam muitos elementos envolvidos numa mesma situação, numa mesma atmosfera, são chamadas “cenas de conjunto”. Não há nelas a intenção de focalizar em destaque um dos elementos, mas criar uma emoção quanto ao ambiente. Você acha que a intenção funciona bem, nessa foto?
A respeito da foto, que pertence à última parte do livro, intitulada A luta pela terra, escreveu:
a)   Escola para as crianças do acampamento de Santa Clara, composto de 650 famílias, ou seja, 2 500 pessoas. No início de abril de 1996, um dos camponeses desse acampamento foi assassinado por jagunços a serviço do proprietário da Fazenda Santa Clara, um latifúndio de 4 530 hectares.
b)   Os professores das escolinhas são os próprios sem-terra. O material escolar indispensável é fornecido pelas cooperativas do Movimento dos Sem-Terra, enquanto as mesas e bancos são feitos com madeira  recolhida na caatinga próxima. Sergipe, 1996.

2)     2) Mesmo considerando a fotografia como uma denúncia ou um registro das más condições de vida, a ideia de dignidade e de esperança aparece aí. Que elemento ajuda a criar esse significado positivo?
3)     3) A precariedade das “mesas” atinge o grupo todo. Uma criança, no entanto, parece estar em maior dificuldade. Qual é?
4)    4)   Os alunos têm sua atenção ligada em coisas diferentes. Indique os interesses que aparecem na atitude das crianças.
5)      5) A fisionomia das crianças revela algum sentimento negativo?
6)      6) Uma única criança parece tensa, pelo menos naquele momento. Descreva-a.
7)     7)  Por que há um grupo de crianças numa esteira, no chão?