Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

31 de outubro de 2011

Gênero - Narrativa de Aventura


O Tesouro
Um dia, numa ferraria que ficava na Europa, Navratilava estava fazendo metais quando viu que junto às moedas que tinha recebido na sua última venda, tinha um papel. Quando abriu, viu que era um mapa, então disse:
—Paiiii! Vem ver!
Então, o pai correu rapidamente e falou:
—O quê? Um mapa?
—Sim, pai.
—É, pela cor é do século 16. O século retrasado.
—Então vamos pegá-lo!
—Mas precisamos de tripulação.
Assim, após muitos dias recrutando a tripulação, começaram a viagem.
Um dos dias em que houve uma tempestade o barco naufragou, mas sorte que os destroços encalharam numa ilhazinha habitada e lá concertaram a galera e seguiram viagem com metade da tripulação.
Então, viram um barco pirata que começou a atirar. De repente, o pai de Navratilava atirou com um canhão que destruiu o barco pirata e seguiram viagem. Só que não esperavam que o pirata fugisse.
Após grandes tempestades, chegaram na ilha. Assim, seguiram o mapa, acharam o grande xis no final da caverna, cavaram e acharam o tesouro. Depois, saíram da caverna e viram aquele pirata que falou:
—Esse tesouro me pertence!
Em seguida, o pirata puxou a espada, lutou contra Navratilava e ele caiu ao mar.
Em terra firme, dividiram as riquezas e Navratilava e o seu pai realizaram o seu sonho, fazer uma enorme ferraria.
Navratilava trabalhou, fez sua própria casa, se casou e teve dois filhos.

Henrique de Almeida 5º H 

http://ead.arqui.g12.br/moodle/file.php/1/narrativa/5H-Henrique.htm



Atividade Proposta
1)    Após realizar a leitura total do texto, percebe-se que há uma divisão entre as partes principais e secundárias do texto. Sendo assim, identifique as partes de acordo com as etapas / a sequência:

(1) Situação inicial;
(2) Complicação;
(3) Clímax;
(4) Situação final.

(  ) “Então, viram um barco pirata que começou a atirar. De repente, o pai de Navratilava atirou com um canhão que destruiu o barco pirata e seguiram viagem(...)”

(  ) “Em terra firme, dividiram as riquezas e Navratilava e o seu pai realizaram o seu sonho, fazer uma enorme ferraria.”

(  ) “Um dia, numa ferraria que ficava na Europa, Navratilava estava fazendo metais quando viu que junto às moedas que tinha recebido na sua última venda, tinha um papel.(...)”

(  ) “Em seguida, o pirata puxou a espada, lutou contra Navratilava e ele caiu no mar.”


2)    Releia o trecho:
“Em seguida, o pirata puxou a espada, lutou contra Navratilava e ele caiu ao mar.”
O termo em destaque refere-se
a)    Ao pai;
b)    Ao pirata;
c)    A Navratilava;
d)    Ao tesouro.

3)    No texto, o uso do travessão indica:
a)    A voz do narrador;
b)    Fala de uma personagem;
c)    Término de um parágrafo;
d)    Mudança de assunto.


4)    A finalidade do gênero apresentado no texto “O Tesouro” é:
a)    Informar o leitor sobre acontecimentos em sua região;
b)    Provocar emoções no leitor, despertando sua curiosidade;
c)    Orientar o leitor sobre as regras de um jogo;
d)    Nenhuma das alternativas está correta.

5)    O conflito gerador do enredo acontece quando:
a)    Navratilava encontra o mapa;
b)    Ocorreu a tempestade;
c)    No final, Navratilava se casou e teve filhos;
d)    Encontraram o barco pirata.

6)    O texto pode apresentar diferentes tipos de discurso. No trecho:
“...- O quê? Um mapa?
- Sim, pai...”, o discurso utilizado pelo autor é:
            a) Indireto;
           b) Direto;
           c) Indireto livre;
           d) Nenhuma das alternativas está correta.
Proposta de produção
1)     Imagine que você, andando pela rua, encontra um pen-drive. Curioso, pega-o do chão e leva para sua casa. Tenta abri-lo em seu computador e percebe que há um enigma: o arquivo mostra o caminho de um tesouro. Na tentativa de encontrá-lo, parte em busca desta grande aventura.
2)    Solicitar para os alunos realizarem a sequência deste parágrafo:
Título:
Em uma praia deserta, .......................... ia caminhando, a passos lentos, cansados e com sono, quando de repente, ouviu um barulho dentro de uma caverna, situada nas encostas das pedras, próximas à praia, quando.....

Atividade desenvolvida pelos professores:
Rhoti Lopes de Souza, Valdelice Santos dos Anjos, Luana Celia Thorlay Cunha, José Edson Bispo dos Santos, Camila Simone, Renata Alves Camelo, Valdete de Oliveira, Andréia Euzélio Rodrigues, Ana aula Battisti, Eudóxia da Silva e

24 de outubro de 2011

Gênero - Narrativa de Aventura


História Inesquecível
Em uma noite de 1320, no Caribe, uma médica chamada Melinda e um professor chamado Lery viram um cartaz escrito:
"Se você quer virar um pirata essa é sua chance!
Dia 13/04/1320 venha na ilha Cachoeira e vire um Pirata!"
                                                    — "Te  vejo  lá"    
Ao lerem esse cartaz, ficaram super ansiosos. Animada, Melinda disse:
 — Mal posso esperar por esse dia!
Lery, de mau humor, disse:
— Não vá se animando, sua boba.
Chegou o grande dia de Melinda e Lery virarem piratas. Ao chegarem na
ilha  Cachoeira,   tinha  uma  placa  gigante  escrito:
"Esse é o grande dia"
   Ao entrarem na ilha um homem falou:
— Vocês virarão um pirata hoje! Peguem seus navios e suas roupas de piratas! Agora vocês pegarão seus mapas para encontrarem o tesouro perdido no Brasil!
Melinda encontrou três pessoas: Emily, Ronaldo e Pelé. Ela perguntou se eles queriam ser seus companheiros:
— Claro que sim! — disse Emily.
— Por que não? - disse Ronaldo.
— Claro! — disse Pelé.
Melinda disse:
— Então vamos pegar o navio.
Eles pegaram uma caravela e  Lery  e  seus  tripulantes  pegaram  uma  galera.
Infelizmente, quando eles partiram, uma tempestade caiu. A chuva demorou tanto que Melinda, Ronaldo, Emily e Pelé dormiram.
Ao acordarem, viram que já estavam no Brasil. No mapa tinham três morros e quando eles olharam bem, os encontraram.
Chegando lá, viram que Lery  já estava naquele  lugar.
— Seu idiota! Tire as suas mãos do nosso tesouro - falou Emily.
— De jeito nenhum! — falou Lery.
Daí começaram uma luta com espadas. Os dois começaram a luta! Sem Lery perceber, Ronaldo foi devagar e pegou o tesouro e falou:
— Melinda, pare de lutar. Eu já peguei o tesouro.
— Não antes de eu matá-lo! — disse  Melinda.
Melinda enfiou sua espada no peito de Lery e ele morreu.
— É! Vencemos! - falou Pelé.
Um dia depois, ao chegarem na ilha Cachoeira no Caribe,  eles repartiram o tesouro entre si e depois eles ficaram ricos.

Carolina Matsuda 5° H

http://ead.arqui.g12.br/moodle/file.php/1/narrativa/5H-Carolina.htm







Atividade Proposta
1)    O texto “História Inesquecível” trata-se de:
a)    Crônica;
b)    Narrativa de aventura;
c)    Artigo de opinião;
d)    Resenha descritiva.

2)    Nas linhas 3 e 4 as aspas indicam:
a)    A fala mais importante do texto;
b)    O diálogo entre Melinda e Lery;
c)    A escrita exata do que está escrito no cartaz.
d)    A fala de Ronaldo e Pelé.

3)    Observando a fala do narrador podemos perceber que há a predominância dos verbos no pretérito perfeito. Por que isso acontece?
a)    Porque é uma característica da narrativa, uma vez que a ação já ocorreu;
b)    Para fazer com que o leitor sinta-se na história;
c)    Para dar idéia de que a ação já aconteceu e pode voltar a conhecer.
d)    Porque é o modo mais fácil de escrever.

4)    O texto “História Inesquecível”  trata-se de uma narrativa de aventura , que tem como finalidade:
a)    Informar;
b)    Instruir;
c)    Orientar;
d)    Divertir.

5)    Em que momento do texto é proposto o desafio para se tornar um pirata?

a)    Ao chegarem na ilha Cachoeira;
b)    Ao pegarem seus mapas para encontrar o tesouro perdido no navio;
c)    Quando iniciou a tempestade;
d)    No momento da luta com espadas.


6)    No trecho “Um dia depois, ao chegarem na ilha Cachoeira, no Caribe”, a expressão destacada dá idéia de:
a)    Lugar;
b)    Modo;
c)    Tempo;
d)    Intensidade.

7)    Na fala “Não antes de eu matá-lo”, o pronome destacado refere-se a:
a)    Lery;
b)    Ronaldo;
c)    Pelé;
d)    Melinda.

Produção textual
1)    Elabore uma história imaginando como passou a ser a vida das personagens após encontrarem e repartirem o tesouro.

2)    No final da história, a traição de Lery provocou um confronto com Melinda que resultou em sua morte. Escreva um final diferente  em que todos trabalhem juntos para resgatar o tesouro e possam se beneficiar dele.


Atividade desenvolvida pelos professores:

Lucilene Ap. Brizolla Sena, Ruth Regina de Campos Moysés, Cristiane dos Santos, Fabiana Helena de Oliveira Luna, Maria dos Prazeres dos Santos, Caroline Ellen dos Santos Silva, Aline Maura Mesquita Ribeiro, Jéssica Mota Pinheiro, Denise Serrano Noya, Amarilis E. Sá e Alécia Tavares da Silva de Carvalho.

17 de outubro de 2011

Gênero - Artigo de Opinião


OPINIÃO DO HOJE - Natal violento
Chuva, imprudência dos motoristas e estradas cheias. Estes três ingredientes transformaram o feriadão de Natal no mais violento do ano em Minas Gerais. Nada menos de 40 pessoas perderam a vida nas rodovias que cortam o Estado, não obstante o aumento da fiscalização nos trechos mais críticos, pelas Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.
Nem mesmo os apelos feitos durante todo o ano, nem mesmo as campanhas a cada feriado prolongado, e nem mesmo a imensa Operação de Natal montada nas estradas mineiras foram suficientes para reduzir o número de acidentes, de mortos e de feridos. A chuva que não deu trégua no feriadão contribuiu para mais um trágico balanço nas rodovias federais, onde ocorreram 477 acidentes, que deixaram com 30 mortos e 385 feridos, números bem superiores aos registrados em 2008. O mesmo ocorreu nas rodovias estaduais, com 51 acidentes, 49 feridos e dez mortos.
Já nos preparativos para o Réveillon, a expectativa não é nada boa, pois a chuva deve continuar e, na passagem do ano, é comum os motoristas beberem mais do que no feriado de Natal.
Quem vai pegar a estrada, portanto, deve se preparar para enfrentar os muitos perigos a cada curva, a cada trecho danificado pelas últimas chuvas. E se munir de paciência e cautela, buscando, especialmente, exercitar a direção defensiva, talvez a única proteção contra os condutores que insistem em desafiar a morte a cada feriado. Às polícias rodoviárias cabe reforçar a fiscalização nos pontos mais críticos, de forma a coibir as transgressões que provocam as tragédias.

Proposta de atividade
1)    O texto que acabamos de ler trata-se de um artigo de opinião. Qual a finalidade deste gênero:
a)    Demonstrar o ponto de vista do autor sobre algum assunto;
b)    Emocionar o leitor com a situação apresentada;
c)    Divertir o leitor a respeito de fatos cotidianos;
d)    Informar sobre a vida de algum personagem famoso.

2)    No trecho a seguir: “Quem vai pegar a estrada, portanto, deve se preparar para enfrentar os perigos....” O termo grifado representa:
a)    Uma conclusão;
b)    Uma explicação;
c)    Uma adição;
d)    Uma contradição.

3)    De acordo com o texto o termo “direção defensiva” significa:
a)    Motorista que luta Karatê;
b)    Motorista que só segue estradas bem sinalizadas;
c)    Motorista que não viaja nesta época do ano;
d)    Motorista cauteloso.


4)    O assunto principal do texto é:
a)    O Natal;
b)    Campanhas políticas;
c)    A chuva;
d)    Os acidentes de trânsito.

5)    De acordo com o texto, direção defensiva é:
a)    Utilizar desvios para chegar mais rápido ao destino;
b)    Contribuir para mais um trágico balanço nas rodovias;
c)    Ter paciência e cautela ao dirigir
d)    Enfrentar os perigos de cada curva.

6)    O autor utilizou no 3º parágrafo a conjunção “Portanto”, para nos dar a idéia de:
a)    Adição;
b)    Oposição;
c)    Conclusão;
d)    Alternância.
Produção textual

1)    Este artigo foi baseado no trânsito de Minas Gerais. Produza um novo artigo abordando o trânsito nos feriados de finais de ano em sua região.

2)    Partindo da afirmativa “Direção e bebida não combinam” produza um artigo de opinião.

Atividade desenvolvida pelos professores:
Alexandra Rodrigues, Kely Cristina Medeiros, Renata Gertrudes Santos Barbosa, Rosana de Melo Gottschalk, Sonia Maria Batista Lima, Sonia Maria Rodrigues Estrella, Arline de Souza Limeres, Maria de Fátima da Silva Ventura, Renata da Silva Barbosa, Rosemary Lopes Almeida e Thiana Cris Menezes de Freitas.

10 de outubro de 2011

Gênero - Artigo de Opinião


OPINIÃO DO HOJE - Jovens, álcool e drogas
Investigação inédita realizada pelo IBGE traça uma verdadeira radiografia da juventude brasileira, especialmente dos jovens com 13 a 15 anos de idade, em média. E os seus resultados são deveras preocupantes para toda a sociedade. A Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar consultou 60.973 alunos da 9ª série do Ensino Fundamental em 1.453 escolas públicas e privadas de todas as capitais e do Distrito Federal. E conseguiu reunir boas informações sobre as condições de vida do estudante brasileiro.
A novidade é que esta é a primeira pesquisa da história do IBGE em que os próprios entrevistados responderam ao questionário nos computadores de mão. Daí a maior privacidade dos estudantes para responderem a questões sobre violência, uso de álcool e drogas e comportamento sexual.
Pois o estudo constatou uma triste realidade que paira sobre a nossa juventude, a de que a maioria dos estudantes das capitais brasileiras já experimentou bebida alcoólica. Mais de 70% dos entrevistados disseram já ter experimentado bebida, 24% fumaram cigarro e 9% já usaram drogas alguma vez na vida.
Ora, tendo em vista a idade dos estudantes, a conclusão a que se chega é que nossos jovens estão bebendo, se drogando e fazendo sexo cada vez mais cedo. Outra constatação é a facilidade com que moças e rapazes que ainda nem chegaram à maioridade conseguem comprar bebidas, cigarros e drogas. As festas são os locais mais comuns para contato com a bebida (37%), seguidas de lojas (19%) e até da própria casa (13%).
Também merece extrema atenção o fato de que 30,5% dos estudantes pesquisaram já tiveram relação sexual alguma vez, média que sobe para 43,7% quando se considera apenas o universo masculino.
Ora, num momento em que o Ministério da Saúde, reconhecendo a verdadeira epidemia de crack que se instalou no país, lança uma campanha nacional de combate ao crack, os dados do IBGE pedem outras ações urgentes do Estado, contra o abuso do álcool ao uso de drogas e também à promiscuidade, em tempos de tantas doenças sexualmente transmissíveis.
É claro que não cabe apenas ao Poder Público solucionar de vez esta questão que se apresenta à sociedade brasileira. A família também tem a obrigação de estar presente, a escola tem de estar atenta, a comunidade tem de estar preparada para melhor educar esta geração. Afinal, são eles os cidadãos do futuro.
 
Postado em 23 de Dezembro, 2009
http://www.hojeemdia.com.br/colunas-artigos-e-blogs/blog-de-opini-o-1.10994/opini-o-do-hoje-jovens-alcool-e-drogas-1.55925
Proposta de Atividade
1)    O texto acima pertence ao gênero “artigo de opinião”. Baseando-se nesta informação identifique a alternativa correta:
a)    Narrativa - descritivo;
b)    Argumentativo - opinativo;
c)    Descritivo - argumentativo;
d)     Opinativo – narrativo.

2)    De acordo com o texto qual a relação estabelecida entre a idéia central e o título:
a)    É defendida a idéia de que os jovens devem usar drogas e álcool;
b)    Apenas 3% dos jovens experimentaram bebidas alcoólicas;
c)    É apenas dever do poder público solucionar os problemas referentes ao uso de drogas;
d)    Cabe a toda a sociedade (família, escola, comunidade e poder público) reeducar a geração atual.

3)    Observe o trecho abaixo: “Daí a maior privacidade dos estudantes para responderem a questões sobre violência, uso de álcool e drogas e comportamento sexual.
Pois o estudo constatou uma triste realidade que paira sobre a nossa juventude,....”
A palavra sublinhada dá idéia de:
a)    Alternância;
b)    Adversidade;
c)    Explicação;
d)    Tempo.

4)    Qual é a finalidade do artigo de opinião?
a)    Contar um fato do cotidiano;
b)    Instruir o leitor;
c)    Apresentar argumentos sobre um determinado assunto;
d)    Noticiar um acontecimento.

5)    A tese apresentada pelo autor do texto é:
a)    Jovens usam drogas e praticam sexo cada vez mais cedo;
b)    O país está passando por uma epidemia de crack;
c)    Crianças e adolescentes estão mais rebeldes;
d)    Os jovens não tem facilidade para comprar bebidas, cigarro e drogas.

6)    Para apresentar sua tese o autor baseou-se em:
a)    Informações do Ministério da Saúde;
b)    Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística);
c)    Entrevista com professores e pais;
d)    Informações divulgadas pela mídia.

Produção textual
1)    “O Ministério da Saúde, lança uma campanha nacional de combate ao crack e o IBGE pede do Estado ações contra o abuso do álcool e do uso  de drogas.”
Construa um texto argumentativo em prosa com aproximadamente 20 linhas expondo seu ponto de vista sobre o que leva o jovem a se drogar cada vez mais cedo e o que poderia ser feito para evitar tal problemática.
2)    Elabore um artigo de opinião com o seguinte tema: “Os jovens e as drogas”.

Atividade desenvolvida pelos professores:
Lucilene Ap. Brizolla Sena, Ruth Regina de Campos Moysés, Cristiane dos Santos, Fabiana Helena de Oliveira Luna, Maria dos Prazeres dos Santos, Armando Figueiredo dos Santos, Solange Oliveira Villela, Ana Carolina F. da Silva Souza e Zaida de Jesus Mendes.