Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

28 de junho de 2010

Gênero - Resenha




1- O gênero do texto proposto identifica-se como:

a) Reportagem
b) Carta
c) Resenha
d) Poema

2- No texto lido há argumentação? Justifique.

3- O autor faz uso de uma linguagem objetiva (denotação) ou subjetiva (conotação)? Justifique dando um exemplo do texto.

4- Dê um exemplo de linguagem não verbal utilizada no texto.

5- Na oração:

Conforme Yves de La Taille

a) A opinião de Piaget
b) Conclusão dos professores
c) O que o autor pensa

6- Nesta oração, identifique o sujeito ativo e a informação sobre ele:

“Piaget construiu uma obra larga, coerente e sistematizada”.

21 de junho de 2010

Gênero - Receita

1- O texto lido pertence ao gênero:

a) Bula de remédio;
b) E-mail;
c) Receita culinária;
d) Literário.

2- Quais itens compõem este texto?

3- A que público é dirigido o texto?

4- Por que é importante seguir a sequência do modo de preparo?

5- Qual ingrediente que representa maior quantidade?

6- Qual a expressão utilizada no texto para determinar o número de porções a serem servidas?

7- Na expressão “água corrente”, qual palavra substitui corretamente o termo grifado sem mudar seu sentido?

8- Qual o modo verbal predominante no texto?

9- Qual a leitura correta:

a) Trezentos gramas
b) Trezentas gramas
c) Trezentos gramos

10- Qual a importância dos ingredientes virem antes do modo de preparo?

11- Por que os ingredientes são apresentados em lista?

14 de junho de 2010

Gênero - Propaganda

A partir de um texto publicitário, deve-se identificar o tema do texto não-verbal e inferir informações implícitas no mesmo e despertar o espírito do aluno.

Questões:

1- Como você identificou o tema desse texto, mesmo não apresentando palavras, expressões e frases?

2- Que elementos caracterizam a proposta desse texto? A que gênero ele pertence?


3- Quais os elementos composicionais do gênero textual e como eles contribuem para o sentido do texto?

4- Na sua opinião, o que representam os recursos gráficos presentes no texto? Que relação entre números, cores e a mensagem proposta?


5- No enunciado “Água. Sabendo usar não vai faltar.” Há a presença de frases nominais? E frases verbais? Justifique.

6- Faça a releitura do texto e reescreva-o baseando-se no tema Energia Elétrica. Utilize os mesmos recursos de preferência para produzir o seu texto, como figuras, cores, “slogans”. Explore sua imaginação e criatividade.

9 de junho de 2010

Gênero - Notícia

1- O texto que você acabou de ler é:

a) Poético, pois apresenta rimas e versos;
b) Informativo, pois alerta a população sobre os usos de dengue na cidade;
c) Narrativo, pois conta uma história sobre a cidade.

2- O objetivo do texto é:

a) Emitir uma opinião;
b) Contar uma história;
c) Informar e alertar a população.

3- As informações contidas no texto são dirigidas a qual público?

4- Quantos parágrafos possuem o texto?

5- De acordo com o texto, porque a cidade estará em estado de alerta?

6- Pesquise: qual inseto transmite à dengue e como podemos nos prevenir da doença.

7- Qual o motivo da palavra “Guarujá” ser escrita com letra maiúscula?

8- No segundo parágrafo, o pronome “elas” se refere a qual palavra anterior?

9- No último parágrafo, podemos substituir a palavra “sobretudo” por qual das alternativas abaixo, sem alterar o sentido?

a) Principalmente;
b) Menos;
c) Então.