Assessores técnico-pedagógicos de Língua Portuguesa

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John_Dewey



Caros professores, caso vocês tenham sugestões, ideias e atividades que queiram compartilhar com a rede, enviem para este email - linguaportuguesa.sv@gmail.com

Diretoria de Ensino Fundamental

Este é um espaço especialmente destinado para os professores de Língua Portuguesa, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.

31 de maio de 2010

Gênero : Email





1- O texto apresentado é veiculado por meio de:
a) Televisão
b) Jornal
c) Internet
d) Revista

2- São características de um e-mail:
a) Texto curto
b) Texto exclusivamente formal
c) Texto exclusivamente informal
d) Texto sem imagem

3- Quem está enviando o e-mail?
a) Yahoo
b) Jovivan.bandini@yahoo.com.br
c) adominisk@uol.com.br
d) Eacon

4- Qual é o assunto abordado neste e-mail?
5- Qual é o curso oferecido que apresenta maior duração?
6- Qual é o curso que apresenta o valor mais elevado?
7- A linguagem utilizada no e-mail é informal ou formal? Explique sua resposta.
8- Observando o texto em estudo, comente o campo “Para:” (destinatário)
9- Qual foi o objetivo do envio do e-mail?
10- Identifique os substantivos próprios no texto.

11- Observando a sentença “Encontros: 1 por mês aos sábados”, como seria reescrita conforme a linguagem formal?

a) Encontro: 1 por mês aos sábados
b) Encontro: 1 por mes aos sábados
c) Encontro: 1 por mês, aos sábados
d) Encontros: 1 por mês (aos sábados)

12- Qual é a função da palavra “e” na frase: “ ... Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Psicopedagogia Clínica...”
a) Função de oposição
b) Função de alternância
c) Função de adição
d) Função de explicação

13- Qual o grupo de palavras abaixo é acentuado a partir das mesmas regras:
a) Clínica e mês
b) Mês e sábados
c) Clínica e sábados
d) Pós-graduação e já

14- Em que situação usaria o gênero e-mail:
a) Publicação de anúncio
b) Comunicação rápida
c) Anúncio publicitário
d) Montagem de gráficos

15- Esse texto envolve qual área de interesse?

a) Educação
b) Médica
c) Econômica
d) Industrial

26 de maio de 2010

Gênero: Propaganda Institucional



1- Qual a função da propaganda escolhida?

2- A que público se destina?

3- Quem utiliza esse gênero?

4- Quais as características deste tipo de gênero?

5- Todas as informações estão claras? Cite algumas.

6- Quais as estratégias utilizadas pelo anunciante para poder vender o seu produto?

7- Qual é o “slogan”?

8- As chamadas são motivacionais? Justifique.

9- Há um convencimento? Justifique.

10- Que recurso visual é utilizado para convencer que você será um “campeão”?

11- Na utilização dos argumentos motivacionais o anunciante utiliza numerais ordinais. Quais são eles e por que dessa escolha?

12- “Venha ser um deles”

Nesta oração o modo verbal utilizado é o imperativo, por que, em sua opinião, o anunciante optou pelo modo imperativo?

13- O adjetivo é a classe gramatical que dá características a um substantivo. Quais os adjetivos utilizados nessa propaganda?

14- Faça uma propaganda equivalente a essa dá sua escola.

Revista: AT, Ano V, Edição 260, 23/11/2009.

Publicidade – Colégio Objetivo p. 39

18 de maio de 2010

Gênero: Currículo



1- Você já teve conhecimento de algum texto parecido com esse? Onde?
2- Para que serve?
3- Qual o seu objetivo?
4- Quais as principais características do texto quanto a sua estrutura?
5- Quem é o emissor e o destinatário do texto?
6- Qual o grau de escolaridade do emissor do texto?
7- Separe os verbos presentes no texto e indique o tempo verbal.
8- Retire os substantivos próprios existentes no texto. Escreva por extenso os numerais presentes no texto.


9- Qual gênero pertence o texto acima?


a) Bula
b) Currículo
c) E-mail
d) Anúncio


10- Este anúncio é produzido com qual finalidade?


a) Vender um produto
b) Divulgar um produto
c) Colocar-se no mercado de trabalho
d) Explicar o uso de um produto


11- Como o texto é apresentado?


a) Dados pessoais, cursos, atividades profissionais, experiência extras, dados adicionais.
b) Cursos, atividades profissionais, dados pessoais, dados adicionais, experiências extras.
c) Atividades profissionais, dados adicionais, experiências extras, cursos, dados pessoais.
d) Experiências extras, cursos, dados pessoais, atividades profissionais, dados adicionais.
e) Dados pessoais, cursos, atividades profissionais, dados adicionais, experiências extras.


12- Leia a informação abaixo:


Primeiro grau completo (2005), cursando segundo ano do ensino médio (noturno) com espírito de equipe, iniciativa, responsabilidade, boa comunicação.
A partir dessas informações, complete com os devidos “Sujeitos” e “Verbos”:


A) ___________ _____________ primeiro grau completo (2005).
3ª p.s/masculino (possuir)


B) ____________ _____________cursando segundo ano do Ensino Médio (noturno)
3ª p.s/masculino (estar)

10 de maio de 2010

Atividade de reescrita

Construa uma nova versão para os textos abaixo, utilizando-se dos mais diversos recursos de coesão que julgar adequados para evitar a repetição desnecessária dos termos em negrito. Faça as devidas adequações no texto.


Durante mais de um ano, o artista plástico baiano Emanoel Araújo empreendeu um mergulho profundo, em busca da produção artística dos negros no Brasil. O resultado pode ser visto na exposição “A mão Afro-Brasileira”. A paciente pesquisa do artista plástico baiano Emanoel Araújo exigiu fôlego redobrado. Para chegar às raízes negras da arte brasileira, o artista plástico baiano Emanoel Araújo desceu ao século XVIII, na produção do Barroco e do Rococó. Para avaliar o momento atual de produção dos artistas negros, o artista plástico baiano Emanoel Araújo convocou 68 artistas negros a enviar obras para a exposição.

Muita gente votou, nas últimas eleições. Muita gente pensava que as coisas iriam mudar radicalmente, mas muita gente estava enganada. O Brasil parece que levará ainda um tempo muito grande para amadurecer. O que o Brasil precisa, entretanto, para chegar a ficar maduro, é manter arejada e viva a democracia.

As imagens ficarão gravadas como um raio na memória dos brasileiros. Na sétima volta do Grande Prêmio de San Marino, no autódromo de Ímola, na Itália, Ayrton Senna passa direto pela curva Tamburello, a 300 quilômetros por hora, e Ayrton Senna espatifa-se no muro de concreto. À 1 h 40 da tarde, hora do Brasil, um boletim médico do hospital Maggiore de Bolonha, para onde Ayrton Senna foi levado de helicóptero, anunciou a morte cerebral de Ayrton Senna. Não havia mais nada a fazer. Ayrton Senna, 34 anos, tricampeão de Fórmula 1, 41 vitórias de Grandes Prêmios, 65 pole-positions, um dos maiores fenômenos de todos os tempos no automobilismo, estava morto. Ninguém simboliza melhor a comoção que tomou conta do mundo que a imagem de Alain Prost, chorando num dos boxes de Ímola. Não era o choro de um torcedor, mas de um rival, o maior de todos em dez anos de brigas dentro e fora das pistas, um alterego de Ayrton Senna na Fórmula 1. Na manhã de domingo, minutos antes de Ayrton Senna entrar pela última vez no cockpit de sua Williams, Senna encontrou-se com Alain Prost, deu-lhe um tapinha nas costas e comentou: ‘Prost, você faz falta’. Horas mais tarde, cercado pelos jornalistas, Alain Prost não conseguiu retribuir a gentileza: ‘Estou consternado demais para falar’, limitou-se a dizer, com lágrimas nos olhos.

4 de maio de 2010

Atividade de reescrita

Construa uma nova versão para os textos abaixo, utilizando-se dos mais diversos recursos de coesão que julgar adequados para evitar a repetição desnecessária dos termos em negrito. Faça as devidas adequações no texto.

Todos os anos dezenas de baleias encalham nas praias do mundo e até pouco nenhum oceanógrafo ou biólogo era capaz de explicar por que as baleias encalham. Segundo uma hipótese corrente, as baleias se suicidariam ao pressentir a morte, em razão de uma doença grave ou da própria idade, ou seja, as baleias praticariam uma espécie de eutanásia instintiva. Segundo outra, as baleias se desorientariam por influência de tempestades magnéticas ou de correntes marinhas. Agora, dois pesquisadores do Departamento de História Natural do Museu Britânico, com sede em Londres, encontraram uma resposta científica para o suicídio das baleias. De acordo com Katharine Parry e Michael Moore, as baleias são desorientadas de suas rotas em alto-mar para as águas rasas do litoral por ação de um minúsculo verme de apenas 2.5 centímetros de comprimento.

Desde cedo o rádio noticiava: um objeto voador não identificado estava provocando pânico entre os moradores de Valéria. A primeira reação de Vera foi sair da cama e correr para o porto. Fazia seis meses que Vera andava trabalhando em Parintins. Vera levantava cedo todos os dias e passava a manhã inteira conversando com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Vera estava em Parintins, tentando convencer os trabalhadores a mudar a técnica do plantio da várzea.

A China é mesmo um país fascinante, onde tudo é dimensionado em termos gigantescos. A China é uma civilização milenar. A China abriga, na terceira maior extensão territorial planetária (com 9.960.547 Km²), cerca de 1 bilhão e 100 mil habitantes, ou seja, um quarto de toda a humanidade. Mencionar tudo o que a China, um tanto misteriosa, tem de grande ocuparia um espaço também exagerado.